CULTURA
12ª edição do Procine começa nesta segunda com apoio da Lei Paulo Gustavo
Evento celebra o cinema e a cultura local com programação diversificada em Imperatriz
Publicado em: 11/08/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

O Procine incentiva o protagonismo juvenil dando visibilidade às histórias e vivências contadas pelos próprios estudantes das escolas públicas de Imperatriz. (Foto: Divulgação/Procine)
Em comemoração ao Dia do Estudante, começa nesta segunda-feira (11), a 12ª edição do Procine – Festival Curta Imagem Negra, que pela primeira vez será realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. O evento, que valoriza a produção audiovisual de estudantes da rede pública, promove a exibição de curtas-metragens produzidos por alunos do ensino fundamental e médio, estimulando o protagonismo juvenil e a reflexão sobre questões sociais e culturais.
A programação inicia com a abertura oficial no Teatro Ferreira Gullar, às 19h, onde será lançado o filme “Não Quero Citar Teóricos”, dirigido por Eró Cunha e João Luciano. Também será realizada uma homenagem aos professores orientadores que acompanharam as produções inscritas. O filme foi produzido dentro das unidades de ensino e mostra como é ser estudante e qual a relação dos mesmos com os espaços educativos. Vale destacar, que o filme já foi premiado no Festival Latino-Americano em 2025 e indicado em quatro outras mostras de cinema no Brasil.
A coordenadora do Procine, Eró Cunha, ressalta a ampliação do projeto de incentivo à diversidade e ao protagonismo juvenil. “Por conta da Lei Paulo Gustavo nós conseguimos também realizar várias oficinas em escolas públicas de bairros periféricos, onde a nossa comunidade tem difícil acesso ao audiovisual. Esses filmes que serão exibidos gratuitamente para nossa comunidade vem fortalecer a nossa história, as nossas narrativas, a população negra, indígena, e trazer também o protagonismo dos nossos estudantes para a comunidade”.
Uma das atrações mais aguardadas é a Mostra Escolar, que valoriza a produção audiovisual feita por estudantes de Imperatriz. Na categoria Ensino Fundamental – Documentário, serão exibidos: “Santa Cruz Fala” (Escola Municipal Santa Cruz), “Os Meninos do Asfalto” (Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa) e “O Movimento do Morro” (Escola Municipal Constantino Barbosa da Silva). Já na categoria Ensino Médio – Ficção, o público poderá conferir: “Além da Senzala” (Centro Educa Mais Rio Amazonas), “Wapyro Har: A Guardiã” (Centro Educa Mais Tancredo Neves) e “Naquele Tempo” (Centro Educa Mais Nascimento de Moraes).
O Procine busca não apenas incentivar a arte e a criatividade, mas também dar visibilidade às histórias e vivências contadas pelos próprios estudantes, fortalecendo o debate sobre identidade, cultura e representatividade. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de (FCI), além de outras instituições sociais e culturais da cidade.
A programação seguirá até a próxima sexta-feira (15), com sessões gratuitas abertas ao público no Teatro Ferreira Gullar ou no Cinestar.