Notícias

PREVENÇÃO

Quinta edição do Mutirão Azul é realizada em Imperatriz

Consultas, exames de PSA e físico são realizados na Unidade Móvel Oncológica

Publicado em: 16/11/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Quinta edição do Mutirão Azul é realizada em Imperatriz

Por dia são ofertados mais de 200 atendimentos, de 8h às 11:30h. Serviços serão ofertados na Unidade Móvel Oncológica, até sexta-feira, 18 de novembro. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta quarta-feira (16), foi iniciada a 5° edição do Mutirão Azul, em frente ao Estádio Frei Epifânio. Evento integra a campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata e serviços serão ofertados na Unidade Móvel Oncológica, até sexta-feira, 18 de novembro. Por dia são ofertados mais de 200 atendimentos, de 8h às 11:30h. 

O secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, explica que objetivo é “alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer, por isso indicamos a realização dos exames de rotina. Divulgamos ainda que temos consultas e exames para quem não tem disponibilidade de ir em horário comercial, em cinco Unidades Básicas de Saúde, até as 20h, através da equipe do Ambulatório”.  

A coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, explica como funcionam os atendimentos. “O homem deve se dirigir à unidade, em jejum, com cartão SUS de Imperatriz, para o exame de PSA, resultado será entregue na Secretaria de Saúde, entre 15 e 20 dias. Além disso, temos consulta com médico urologista realizando exame físico, se necessário”.

“O exame de PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Em casos alterados, indicamos o exame físico. É importante que os homens entendam a necessidade de procurar sempre o médico para exames de rotina, para prevenção de doenças”; afirmou o médico urologista Ronaldo Alencar, que realiza consultas na Unidade Móvel nessa semana. 

No sábado, 19h, em alusão ao Dia do Homem e integrando a campanha Novembro Azul, será realizado jogo no Estádio Frei Epifânio, mais uma ação de prevenção e conscientização do câncer de próstata.

Notícias