Agricultura

INCENTIVO NO CAMPO

Agricultores familiares entregam produtos comprados pela Prefeitura

São cerca de R$ 5 mil para cada produtor cadastrado no processo de compra direta promovido pelo Programa Alimenta Brasil em Imperatriz

Publicado em: 06/10/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Agricultores familiares entregam produtos comprados pela Prefeitura

Posterior a essa compra direta da Prefeitura, os produtos são repassados para o Banco de Alimentos. (Foto: Patrícia Araújo)

"Esse programa é a nossa sorte, aqui a venda está garantida”, é o que ressalta o pequeno agricultor Raimundo Carvalho Moura sobre o Programa Alimenta Brasil (PAB), executado em Imperatriz pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap). Nesta quinta-feira (06), a edição de 2022 do PAB foi lançada na sede da Seaap. Na cerimônia, os produtores cadastrados entregaram os produtos adquiridos pelo Município por meio da iniciativa.

O programa compra com dispensa de licitação os alimentos produzidos por agricultores familiares e suas organizações. Na edição deste ano, são atendidos 197 famílias que trabalham com o cultivo de legumes, verduras, frutas e hortaliças. O PAB é de âmbito federal, realizado através do Ministério da Cidadania e Ministério da Agricultura, coordenado pela Prefeitura de Imperatriz, que compra a produção e redistribui por meio do Banco de Alimentos. São cerca de 5 mil reais repassados para cada produtor cadastrado nesse processo de compra direta.

O agricultor Raimundo planta os mais variados produtos com mais seis membros de sua família no Cinturão Verde. Participa desde a reativação do programa em Imperatriz, no primeiro ano da gestão Assis Ramos em 2018. “Planto abóbora, macaxeira, feijão e folhagem. A nossa sorte é esse programa, porque ele evita que a gente passe o dia todo sentado no Mercadinho, tentando negociar. Vendemos pelo PAB cerca de 50% da nossa produção. Aqui o dinheiro é garantido e a venda é certa”, explica.

Posterior a essa compra direta da Prefeitura, os produtos são repassados para o Banco de Alimentos. A partir do banco, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), todo o alimento é doado para famílias em situação de insegurança alimentar e também órgãos e entidades socais. São mais de 2 mil pessoas beneficiadas ao todo com a execução do PAB em 2022, gerando emprego, renda e alimento na mesa de famílias.

O secretário de Agricultura, Raimundo Roma, ressalta o empenho da Prefeitura em efetuar um PAB impecável, que é o responsável por tornar Imperatriz destaque na execução do programa. “O PAB que desenvolvemos aqui é exemplo para todo o estado, nós nos destacamos até mais que a capital São Luís. O prefeito Assis Ramos pede essa atenção especial e junto com o Governo Federal, pagador desse programa, nós conseguimos essa notoriedade. Ressalto o trabalho do prefeito e de toda a nossa equipe técnica da Seaap”, diz.

O coordenador do PAB, Dablhitt Novais, explica que o programa ficou parado em gestões anteriores, tendo sido reativado a pedido do prefeito Assis Ramos nos seus primeiros atos como gestor. “Anteriormente, esse programa se chamava Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas foi reformulado e melhorado em 2021 pelo Governo Federal. Assim que a gestão Assis Ramos entrou, reavimos o funcionamento do programa, fomos até Brasília e agora estamos promovendo a quarta edição”, diz.

A presidente da Cooperativa dos Agricultores e Horticultores do Maranhão (Coopahma), Karine da Silva Ribeiro, reforça que o PAB ajuda bastante os agricultores da região, principalmente o pequeno agricultor. "Esse agricultor às vezes tem apenas um tipo de produto para vender, como cheiro-verde, alface e entre outras verduras ou legumes. Dessa forma, pode não ter onde vender nas feiras locais. Por isso, eles podem entregar aqui quando contemplados pelo PAB, com um ótimo retorno e tirar o sustento. É uma grande ajuda”, comenta.

Banco de Alimentos

São cerca de 700 famílias atendidas por semana no Banco de Alimentos do Município. Para receber as doações de frutas, verduras e legumes, a coordenadora do Local, Zulmira Pontes, explica que é preciso ser encaminhado pelo Cras do bairro daqueles que precisam da assistência. "As famílias passam por uma triagem e chegam aqui com um encaminhamento, para ser feita a carteirinha. Nossos repasses são feitos duas vezes por semana: terça-feira para o público geral e quinta-feira para os preferenciais”, explica.

Agricultura