Agricultura

COMPRA DIRETA

Alimenta Brasil recebe inscrições de agricultores até sexta-feira (26)

Edição do programa para este ano beneficia mais de 200 família, contando com R$ 1.248.000,00 para a aquisição dos produtos

Publicado em: 22/08/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Alimenta Brasil recebe inscrições de agricultores até sexta-feira (26)

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir até a sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), munido de alguns documentos. (Foto: Divulgação)

O maior programa de compra direta de produtos da agricultura familiar, o Alimenta Brasil (PAB), recebe inscrições de pequenos produtores e agricultores da região até a próxima sexta-feira (26). Este ano, a Prefeitura, que executa em Imperatriz o programa do Governo Federal através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), beneficia mais de 200 famílias.

A edição do programa para este ano tem R$ 1.248.000,00 para a aquisição dos produtos. Posteriormente, serão doados ao Banco de Alimentos Municipal, entregues para famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também abastecerá escolas, hospitais, abrigos e entre outras instituições municipais.

O coordenador do PAB, Dablhitt Novais, reforça que a compra direta tem tanto o lado econômico como social em Imperatriz. “Além de oferecer para os agricultores uma venda certa para aquilo que se produz, o programa atinge famílias em situação de insegurança alimentar. Atende rede socioassistencial, são diversos ganhos, diversos fortalecimentos de setores na nossa cidade”, explica.

O secretário de Agricultura, Raimundo Roma, ressalta o esforço da equipe da secretaria para executar um serviço com qualidade e agilidade, principalmente de um importante programa como o Alimenta Brasil. “É uma determinação direta do prefeito Assis Ramos, para que posamos atender o máximo de famílias da agricultura familiar. Esse programa é de grande significância para nossa cidade, em diversas áreas, seja na econômica, social e até mesmo na valorização da produção local”, diz.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir até a sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), na Avenida Babaçulândia, esquina com João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, na Vila Lobão. Funcionamento é das 08h às 12h, de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários para o cadastro são:

Para se cadastrar, os interessados devem ir até à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), munidos de alguns documentos, que são:

• RG e CPF;

• Comprovante de endereço;

• Documentos da terra ou contrato que comprova que trabalhava na área ou declaração do proprietário, com o contrato de locação;

• Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) — atualizar na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) quando vencida;

• Documentos do cônjuge (RG, CPF e certidão de casamento ou óbito em caso de viuvez).

Agricultura