Agricultura

COMPRA DIRETA

Cadastro de produtores no Programa Alimenta Brasil inicia na próxima terça-feira (10)

Inscrição estará aberta até dia 10 de junho, na sede da Secretaria de Agricultura

Publicado em: 05/05/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Serão 208 famílias da agricultura familiar beneficiadas. Além da compra direta daquilo que é produzido na região, o PAB auxilia no combate a insegurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade. (Foto: Rebeca Lima)

Agricultores, familiares e pequenos produtores rurais da região, fiquem atentos para as inscrições do Programa Alimenta Brasil 2022 (PAB), que iniciam na próxima terça-feira (10). Esse ano, o projeto conta com R$ 1.248.000,00 para a aquisição de alimentos na compra direta, com a estimativa de 208 famílias beneficiadas, sendo R$ 6.000 por produtor. Para se cadastrar, os interessados devem ir até à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), munidos de alguns documentos.

Os documentos são: RG; CPF; comprovante de endereço; documentos da terra ou contrato que comprova que trabalhava na área ou declaração do proprietário juntamente com o contrato de locação; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – atualizar na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) quando vencida; e documentos do cônjuge (RG, CPF e certidão de casamento ou óbito em caso de viuvez).

“Compramos o que é produzido pelo produtor local e doamos para o Banco de Alimentos do Município, para posterior doações aos setores da Prefeitura, como escolas, hospitais e entre outros. Somos referência para todo o estado, pois somos os melhores executores do PAB em todo o Maranhão”, explica o secretário de Agricultura, Raimundo Roma.

Nesta quinta (05), o secretário Roma, o coordenador do PAB em Imperatriz, Dablhitt Novais, e toda a equipe executora do programa reuniram-se com representantes da Associação dos Agricultores Familiares do Maranhão (Agrima). Na ocasião, foram alinhados os procedimentos de cadastro dos agricultores e todas as demandas que decorrem do PAB. As inscrições seguirão até 10 de julho.

O coordenador do PAB reforça a compra direta como um importante dispositivo econômico e social em Imperatriz. “Além das famílias da agricultura que possuem, através do PAB, uma venda certa para seus produtos, o programa também atinge famílias em situação de insegurança alimentar e atende a rede socioassistencial, escolas públicas, as unidades de saúde e outras instituições públicas”, diz Novais.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) está localizada na Avenida Babaçulândia, esquina com João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, na Vila Lobão. Funcionamento é das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Agricultura