Agricultura

INCENTIVO

Lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos ocorre na próxima quarta-feira, 20

Compra direta conta com R$ 1.040.000,00 este ano, o que beneficia diretamente 208 agricultores familiares

Publicado em: 15/01/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

O alimento comprado é repassado para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, para assim colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no município. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, lançará na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA. Reativado pela gestão Assis Ramos em 2017, o PAA realiza a compra direta dos produtos da agricultura familiar da região. A Seaap, por meio do Ministério da Cidadania, adquire os alimentos do pequeno agricultor local, com dispensa de licitação e, posteriormente, faz a doação para o Banco de Alimentos do Município.

Programa conta com R$ 1.040.000,00 para a compra dos produtos este ano, o que beneficia diretamente 208 agricultores familiares. O valor disponível para aquisição do PAA 2021 representa um aumento de 30% em relação ao do ano passado, que injetou R$ 800.000 na compra direta de 2020. O alimento comprado é repassado para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, para assim colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no município.

O secretário da Seaap, Valdir Torres, ressalta a importância econômica e social do programa. O aumento no valor da receita disponível também traz mais benefícios para quem produz e vende ao município. “O PAA representa muita coisa para a nossa cidade, é um incentivo essencial principalmente para os agricultores, já que temos como missão primordial incentivar a agricultura familiar”, declara.

Lançamento ocorre na sede da Seaap, às 09h, na próxima quarta-feira, 20. Órgão está localizado na Avenida Babaçulândia, esquina com Rua João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, bairro Vila Lobão. “Esse momento representa muita coisa para Imperatriz, então convidamos todos os produtores rurais e agricultores familiares da nossa região para o lançamento do PAA”, enfatiza Valdir Torres.

Agricultura