Prefeitura lança serviço de inspeção de qualidade para produtos locais

Objetivo principal é garantir maior segurança para quem produz e quem consome.

Publicado em: 24/09/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Prefeitura lança serviço de inspeção de qualidade para produtos locais

Os interessados em ter o selo de certificação em seus produtos devem dar entrada no processo, por meio de ofício, na sede da Seaap. (Foto: Edmara Silva)

A Cerimônia de lançamento oficial do Serviço de Inspeção Municipal, SIM, aconteceu na manhã desta terça-feira, 24, na sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap. O SIM dará o certificado de qualidade dos produtos artesanais de origem animal e vegetal, produzidos por pequenos e médios empresários, agricultores e produtores de Imperatriz. O serviço irá funcionar como marca de qualidade e higiene da fabricação de artigos alimentícios, como leite, açaí, doces, queijos, poupas de frutas e diversos outros.

O objetivo principal é orientar quem produz, fomentar a economia local, possibilitar a produção adequada e garantir produtos de qualidade para os consumidores. De acordo com o coordenador do SIM, Adivando Junior, o compromisso é estimular e ajudar esses produtores a acrescentarem valor à seus produtos. "Que a mercadoria local comercializada seja o mais aceitável possível na forma higiênico-sanitâria. Basicamente, é um trabalho de orientação técnica", explicou.

Os interessados em ter o selo de certificação em seus produtos devem dar entrada no processo, por meio de ofício, na sede da Seaap. Após manifestar o interesse, equipe da secretaria orienta quais documentos são necessários para a solicitação. Finalizada essa etapa e dado como aprovado, a fabricação e os produtos são inspecionados, assim os produtores recebem as orientações do que deve ser modificado para se alcançar a qualidade proposta.

Segundo o secretário da Seaap, Valdir Torres, o selo é uma forma de dar mais segurança para quem produz e quem consome. Ele explica que essa ação cumpre uma legislação estabelecida ainda em 2010. "O nosso objetivo com esse selo é dar um poder maior de competitividade para quem produz, porque sabemos que a comercialização legal só é possível com um selo de qualidade. Ao mesmo tempo, garantimos a segurança alimentar para as famílias e toda a cidade de Imperatriz", informou.

Ainda de acordo com o secretário, o trabalho do Serviço tem como maior atribuição orientar da melhor forma possível o cumprimento da legislação por parte dos produtores. "O Serviço de Inspeção tem a missão inteiramente educativa. A gestão Assis Ramos está do lado de quem produz,  queremos garantir segurança na fabricação e toda a orientação adequada. É um imenso ganho para todos", completou. Além de atender aqueles que solicitam na própria Seaap, o Serviço fará visitas externas de orientação, realizará treinamentos com os produtores e empresários, distribuirá material informativo e entre outras ações de auxílio.