Agricultura

PAA

Prefeitura fortalece e incentiva agricultura familiar

Secretaria de Agricultura administra programa federal que compra alimentos diretamente dos pequenos produtores de Imperatriz

Publicado em: 23/10/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Prefeitura fortalece e incentiva agricultura familiar

Programa é mantido do Governo Federal e administrado pela Prefeitura de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar 2019-2020 (PAA) foi lançado na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap. No PAA deste ano, foi comprado o valor de R$ 800.000 em alimentos variados, produzidos por 160 agricultores familiares cadastrados. O valor em repasse para cada um desses produtores na compra direta é de cerca de R$ 5.000.

E esse programa, que tem uma grande relevância para a cidade, funciona da seguinte forma: a Seaap, por meio do Ministério da Cidadania, adquire os alimentos do pequeno agricultor local, com dispensa de licitação, e posteriormente faz a doação para o Banco de Alimentos do Município. Na compra deste ano, foram adquiridas cerca de 250 toneladas de alimentos, que posteriormente vão ser distribuídos através do Banco para instituições, entidades e órgãos da municipalidade.

A agricultora de hortaliças, Francinalva Silva de Jesus, também foi beneficiada este ano pelo PAA. Ela, que trabalha na produção juntamente com o esposo e filha, lembra que a parceria de sua família com a Prefeitura é antiga e foi firmada ainda por sua avó. “Para nós é um programa muito importante, pois essa parceria com o município melhorou o nosso serviço. Nós produzimos e repassamos diretamente para a Secretaria, então é uma renda garantida”, comentou.

Mas o foco do programa não é apenas auxiliar os produtores, um dos objetivos firmados pela aquisição é essencialmente colaborar com o enfrentamento da forme e da pobreza no Brasil. “Esse momento representa muita coisa para Imperatriz e principalmente para os agricultores, já que temos como missão o incentivo da agricultura familiar. Representa muito para a comunidade que será beneficiada, pois vamos colocar alimento na mesa de quem está em situação de insegurança alimentar”, afirmou Valdir Torres, secretário de Agricultura.

Parte dos produtos foi recolhida no lançamento. Além de gerar renda, trabalho e mais segurança alimentar, o PAA também possui o poder de aquecer a economia local. O coordenador do programa, Dablhit Novais, explica que o mesmo ficou inativo por mais dois anos e foi reativado pelo prefeito Assis Ramos em 2017. “O programa sempre foi executado com êxito. Infelizmente os valores diminuíram por questões orçamentárias da União, mas, de fato, vamos atender uma demanda de agricultores familiares”, completou.

O Prefeito em Exercício, Alex Nunes Rocha, esteve presente no evento. Para ele, esse é um programa de suma importância para a região, com o poder de atingir e beneficiar uma gama de indivíduos. “A gestão está de parabéns por ter reativado, junto ao Governo Federal, esse grandioso programa. É um compromisso firmado no incentivo aos agricultores e com outros setores sociais atingidos”, declarou.

Com a colaboração de Regilson Borges.

Agricultura