Prefeitura lança oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos 2021

Objetivo é garantir que pequenos produtores tenham ajuda de custo para o plantio, além de contribuir para o enfrentamento da fome, através de doações da Seaap e Ministério da Cidadania para o Banco de Alimentos do Município.

Publicado em: 20/01/2021 por Islene Lima

Secretaria de Agricultura

Prefeitura lança oficialmente o Programa de Aquisição de Alimentos 2021

O valor disponível para aquisição do PAA 2021 representa um aumento de 30% em relação ao do ano passado (Foto: Patrícia Araújo)

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, realizou o lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos 2021, PAA, onde mais de 200 famílias serão contempladas com o benefício para os pequenos agricultores da cidade.

Objetivo é garantir que os produtores tenham ajuda de custo para o plantio, gerando incentivo aos agricultores familiares, além de contribuir para o enfrentamento da fome, através de doações da Seaap e Ministério da Cidadania para o Banco de Alimentos do Município, que disponibiliza esses alimentos a igrejas, programas de assistência social, pessoas em vulnerabilidade, dentre outros.

O secretário da Seaap, Valdir Torres, explica que o programa começou 2021 com um saldo maior que 2020, chegando a injetar R$ 1.040.000.00 na produção dos agricultores, além de fomentar a economia da cidade.

“O programa é de suma importância e, sabendo disso, que mesmo em meio à pandemia não paramos, os agricultores tiveram todo apoio para que as atividades continuassem, pois sabíamos que as pessoas necessitavam diretamente do plantio e dessa assistência, ou seja, o trabalho continuou mesmo com obstáculos e estamos preparados para fazer muito mais em 2021”.

O representante dos agricultores, George Lima, enfatiza a relevância para os pequenos agricultores, que apesar de ser individual tem parceria também com algumas empresas como Copapam, Agrima, Copriale e Ascom. “Esse lançamento hoje é uma grande vitória para nós agricultores, temos produtores que estão desde início, e presenciar a continuidade de tantos sonhos é gratificante”.

Para os interessados, o cadastro começou hoje e o agricultor familiar deve comparecer na própria secretaria que fica na Avenida Babaçulândia, esquina com a rua João Palmeira – Vila Lobão. Deve levar documentos pessoais, o A DAP, que comprova aptidão do Pronaf e uma declaração que comprove que o agricultor tem uma propriedade ou trabalhe na de alguém.