Agricultura

Publicado em: 19/10/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Prefeitura mantém 27 poços artesianos em comunidades desabastecidas pela Caema

As bombas de captação de água e a limpeza dos poços passam por constante manutenção preventiva feita pela Secretaria de Agricultura. (Foto: Patrícia Araújo)

“O povo da vila está até emocionado, banhando de chuveiro”. O relato é da dona de casa Betiane dos Santos Barros, moradora do povoado Camaçari. Residente no local há 35 anos, Betiane celebrou junto à comunidade as melhorias realizadas no abastecimento de água, feitas por meio da Prefeitura. Ao todo, são 27 poços artesianos do Município, administrados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), na zona rural e em bairros mais distantes do Centro na zona urbana.

A Prefeitura não tem essa atribuição relacionada ao abastecimento de água e saneamento básico em Imperatriz, mas realiza a construção e administra o abastecimento de água nos locais desassistidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). De acordo com a Seaap, um poço beneficia o mínimo de 250 famílias em região ou bairros menores, mas em áreas maiores de Imperatriz, chega a abastecer em torno de 4.000 pessoas, em uma média de 500 famílias beneficiadas. Mas há localidades, como na Lagoa Verde, que o poço beneficia cerca de 1.500 famílias.

O secretário de Agricultura, Raimundo Roma, explica que as bombas de captação de água e a limpeza dos poços passam por constante manutenção preventiva. Ele explica que há uma equipe técnica sempre pronta e à disposição para realizar a manutenção corretiva nos locais, quando surgem problemas mais sérios. “Alguns problemas relacionados à distribuição de água são mais complexos e, às vezes, demoram um pouco mais de tempo para serem solucionados. A grande maioria dos problemas são resolvidos de forma imediata por nossa equipe técnica”, declara.

Esses poços estão localizados nos seguintes bairros e povoados: Açaizal dos Pernambucanos, Água Boa, Altamira, dois no Bom Jesus, Cacauzinho, Camaçari, Centro Novo, dois em Coquelândia, KM 1700, Lagoa Verde, Lagoinha, Nova Bacaba, Olho D'Água dos Martins, Petrolina, Residencial Dom Felipe Gregory, São Félix, dois na Vila Chico do Rádio, dois na Vila Conceição I, Vila Conceição II, Vila Davi 2, Matança, Recanto Universitário e Riacho do Meio.

Agricultura