Agricultura

INCENTIVO

Produção de 275 toneladas de silagem beneficia pequenos produtores rurais

Apoio da Prefeitura torna o serviço de produção mais ágil

Publicado em: 27/04/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Produção de 275 toneladas de silagem beneficia pequenos produtores rurais

A parceria entre o município e os produtores do povoado São Félix, na Estrada do Arroz, foi firmada há dois anos (Foto: Maira Soares)

Foi produzido pela Prefeitura 275 toneladas de silagem para alimentação animal neste primeiro semestre de 2020. Executado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, que cede o maquinário necessário para o processo de ensilagem aos pequenos produtores, o programa é uma parceria com a Associação dos Produtores de Leite da Estrada do Arroz, APLEA. Alternativa tem objetivo de alimentar as vacas leiteiras dos agricultores da coletividade.

A ensilagem é o processo de triturar e conservar a plantação para produzir a silagem, alimento que nutre a criação pecuária. De acordo com o presidente da APLEA, Luiz Titara Rocha, o uso das máquinas da Seaap torna o serviço de produção mais ágil. “O trabalho pode ser feito manual, porém o aumento exponencial das áreas plantadas dificulta a colheita sem a utilização de máquinas e implementos. Traz também tempo hábil para colheita do milho”, explicou.

Segundo o presidente, a parceria entre o município e os produtores do povoado São Félix, na Estrada do Arroz, foi firmada há dois anos. A colaboração e suporte pela Secretaria são constantes para os trabalhadores rurais do local. “Essa parceria cria uma maior aproximação entre a Prefeitura e os produtores, construindo assim uma relação sólida de confiança”, completou. Associação realiza ações de comercialização coletiva do leite, compra de insumos e realiza a organização dos eventos Leite Amigo e Torneio Leiteiro da Estrada do Arroz.

Processo de ensilagem depende também da análise e preparação adequada do solo. De acordo com o secretário da Seaap, Valdir Torres, todo o trabalho é planejado com base no cronograma de produção dos agricultores beneficiados. A principal vantagem do programa é a redução de custos e mais agilidade para o produtor. “Se não houvesse esse apoio, o trabalho do produtor seria manual e lento. O suporte dado pelo município traz mais qualidade para a produção”.

O município possui ainda convênios que barateiam a análise do solo, disponibiliza técnicos especializados, máquinas de preparo do solo e também para bater grãos. Além disso, disponibiliza equipamentos e veículos para transportar a produção e até mesmo executa ações de compra direta do agricultor, como é caso do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.

Agricultura