Agricultura

AGRICULTURA FAMILIAR

Programa de Aquisição de Alimentos 2019 será executado em setembro

A ação permitirá a aquisição de mais de 250 toneladas de alimentos diversos, beneficiando assim 160 famílias de pequenos agricultores do Município

Publicado em: 19/08/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Programa de Aquisição de Alimentos 2019 será executado em setembro

Além de ser uma possibilidade direta para os agricultores venderem seus produtos, outros setores sociais da cidade também serão beneficiados por meio da distribuição dos alimentos. (Foto: Patrícia Araújo)

A espera dos pequenos produtores rurais cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos 2019, PAA, está perto do fim. O PAA, que compra alimentos diretamente da agricultura familiar, passa agora pelas fases finais de preparação e a execução está prevista para a primeira quinzena de setembro. O projeto está na etapa de inserção dos cadastrados no sistema e na cotação de valores. Inicialmente será feita a aquisição dos produtos e posteriormente a distribuição pelo Banco de Alimentos de Imperatriz.

O valor da receita estipulado para este ano é de R$ 800.000. Isso permitirá a aquisição de mais de 250 toneladas de alimentos diversos, beneficiando assim 160 famílias de pequenos agricultores do Município. De acordo com o coordenador do programa, Dablhit Novais, além de ser uma possibilidade direta para os agricultores venderem seus produtos, outros setores sociais da cidade também serão beneficiados por meio da distribuição dos produtos.

O projeto está na etapa de inserção dos cadastrados no sistema e na cotação de valores. Foto: Patrícia Araújo

O PAA é uma ação do Governo Federal, administrado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap. É um programa que essencialmente colabora com o enfrentamento da forme e da pobreza no Brasil. O maior foco é o fortalecimento da agricultura familiar e do pequeno produtor rural da região. “É um programa de grande envergadura para o desenvolvimento social e econômico da cidade, essas pessoas têm a possibilidade de venda e, automaticamente, uma renda. Mas também contemplamos as partes sociais, por meio da distribuição realizada pelo Banco de Alimentos às escolas, hospitais e outros diversos setores sociais”, explicou o coordenador.

Agricultura