INCLUSÃO
Ações da Casa Conviver promovem bem-estar e aprendizado para acolhidos e colaboradores
As atividades tiveram como foco o fortalecimento da saúde emocional, física e social dos acolhidos, com apoio de instituições parceiras e de equipes técnicas especializadas
Publicado em: 30/10/2024 por Kalyne Cunha
Durante o mês de outubro, a Casa Conviver, mantida pela Prefeitura de Imperatriz e administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), implementou uma série de ações externas ao bem-estar e desenvolvimento dos acolhidos e de sua equipe de colaboradores. As atividades, organizadas pela Proteção de Alta Complexidade, tiveram como foco o fortalecimento da saúde emocional, física e social dos acolhidos, com apoio de instituições parceiras e de equipes técnicas especializadas.
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, ressaltou a importância das ações para a comunidade da Casa Conviver. “As iniciativas promovidas ao longo do mês são essenciais para o desenvolvimento dos nossos abrigados e para o apoio aos colaboradores que dedicam seu tempo ao cuidado diário. Essas atividades refletem o compromisso da Prefeitura em proporcionar um ambiente acolhedor e de crescimento pessoal a todos”.
Para promover um ambiente de trabalho eficiente e acolhedor, a coordenação da Casa Conviver realizou uma reunião com os cuidadores noturnos, abordando questões estratégicas para melhorar o funcionamento das atividades diárias e o acompanhamento contínuo das crianças e adolescentes.
A parceria com o curso de Psicologia da Faculdade Unisulma trouxe momentos de interação e aprendizagem para os acolhidos da Casa, que puderam visitar a instituição e participar de acompanhamento com a equipe de psicologia, voltado ao desenvolvimento de habilidades emocionais. Além disso, foi realizada uma palestra sobre sexualidade, abordando temas como autoconhecimento, segurança, respeito ao próprio corpo e prevenção de abusos.
Outro importante programa desenvolvido foi o “Sorrir Melhor”, uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e o curso de Odontologia da Universidade Ceuma. Por meio desse projeto, será realizado um diagnóstico situacional para avaliar a saúde bucal dos assistidos e conforme a necessidade, oferecer tratamentos odontológicos preventivos ou estéticos, como cuidados com gengiva e dentes. O projeto visa restaurar a autoestima e promover a saúde odontológica de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade.
A coordenadora da Alta Complexidade, Kelle Carvalho, destacou a importância das ações conjuntas: “Essas parcerias fortalecem o trabalho da Casa Conviver, trazendo novas oportunidades de cuidado e desenvolvimento aos acolhidos e à equipe. O acolhimento vai além de fornecer abrigo, é também sobre criar um ambiente de proteção, aprendizado e dignidade”.
Para Lucirene Moura Silva Lima, coordenadora da Casa Conviver, as atividades realizadas impactam diretamente na qualidade de vida dos acolhidos. “Cada ação representa uma conquista para nossos jovens. São oportunidades de aprendizado, de cuidado com a saúde e de fortalecimento dos vínculos emocionais, o que contribui para o desenvolvimento integral de cada um”, pontua.
Com essas ações, a Sedes reafirma seu papel de acolhimento e cuidado integral, buscando transformar a realidade das crianças e adolescentes atendidos, promovendo saúde, dignidade e desenvolvimento pessoal.