FORTALECIMENTO

Publicado em: 02/04/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Capacitação estadual fortalece Programa Primeira Infância no SUAS

O evento segue até sexta-feira (05) e aborda diversos temas, como a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, a trajetória da atenção à primeira infância no Brasil, entre outros. (Foto: Assessoria)

Nesta terça-feira (02), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participa da capacitação estadual realizada na Faculdade Unissulma, ofertada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. O objetivo é formar equipes municipais que atuam no âmbito do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (PISUAS/PCF) no Guia de Visita Domiciliar (GVD).

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destaca que a capacitação é uma iniciativa crucial para garantir que as equipes estejam plenamente preparadas para atender às necessidades das crianças no município. “Ao investir na qualificação dos servidores, estamos fortalecendo nossa capacidade de oferecer um atendimento de qualidade e garantir o desenvolvimento saudável das crianças desde os primeiros anos de vida. É um compromisso com a promoção do bem-estar e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária".

Evento conta com a participação de equipes de sete municípios vizinhos, que compõe a regional, além da equipe de Imperatriz, composta pela coordenação do Programa Primeira Infância no Suas Criança Feliz, supervisores, visitadores e técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante a capacitação, serão desenvolvidas atividades de sensibilização, estudos de caso, planejamento de visitas, dramatização e rodas de conversa.

A coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz, Patrícia Oliveira, destaca importância da capacitação em Guia de Visita Domiciliar para proporcionar aos servidores municipais um novo olhar sobre a Visita Domiciliar e o planejamento dessa atividade, considerando as especificidades de cada criança.

O evento segue até sexta-feira (05) e aborda diversos temas, como a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, a trajetória da atenção à primeira infância no Brasil, a integração entre o SUAS e o PCF, entre outros.

O Programa Primeira Infância nas SUAS Criança Feliz foi instituído por meio do decreto número 8.869, de 05 de outubro de 2016. Possui uma abordagem intersetorial e visa promover o desenvolvimento integral e integrado da criança na Primeira Infância, levando em consideração sua família e seu contexto de vida. É importante ressaltar que a Primeira Infância engloba o período que vai do nascimento até os 6 anos de idade, além de contemplar acompanhamento às gestantes.