INCLUSÃO

Publicado em: 15/04/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Mutirão 200 mil eleitores leva serviços socioassistenciais ao CRAS Cafeteira

Ação integra a Campanha do TRE pelos 200 mil eleitores em Imperatriz (Foto: Assessoria)

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) e Defensoria Pública, realizou mutirão de serviços socioassistenciais, no CRAS Cafeteira, que integram a Campanha para atingir os 200 mil eleitores. Objetivo é simplificar o processo para emissão, transferência e regularização do título de eleitor, ampliando assim os pontos de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral e incentivando a participação cidadã no município.

Ação segue até sexta-feira (19), das 8 às 17h, com a oferta de serviços e conta com a participação de diversos órgãos e empresas, como CadÚnico (Sedes), a Defensoria Pública, cartórios 1º e 2º ofício, INSS, Procon, Viva Cidadão, Receita Federal, Justiça Eleitoral, Ministério do Trabalho e Emprego, Sine Estadual, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e Equatorial.

Dorielton Xavier, secretário da Sedes, enfatizou que iniciativa não apenas simplifica um processo muitas vezes complexo, mas também demonstra um compromisso real com a participação cívica e a inclusão social em nosso município. “Essa ação vai muito além da simplificação de processos burocráticos. Ela representa um compromisso com a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Ao descentralizar os pontos de atendimento, estamos levando esses serviços essenciais para mais perto das comunidades, facilitando o acesso para aqueles que enfrentam muitas vezes dificuldades para se deslocar até os órgãos competentes”.

A coordenadora do CRAS Cafeteira, Dayane Romão, explicou que ao reunir diversos órgãos e empresas em um único espaço, é proporcionado à população a oportunidade de resolver diversas demandas em um só lugar, de forma ágil e eficiente. O que demonstra o comprometimento da Prefeitura em garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos de Imperatriz.

Serviços disponibilizados:

•             Atualização do CadÚnico e inscrição na Tarifa Social de Energia, fornecida pelo CRAS;

•             Atendimento jurídico, psicológico e assistencial também pelo CRAS;

•             Emissão de primeira e segunda via de registro de nascimento e casamento, registro de nascimento tardio, atualização de registros civis emitidos antes de 2017, reconhecimento espontâneo de paternidade e registro de nascimento tardio, oferecidos pela Defensoria Pública e cartórios;

•             Emissão, transferência e atualização do Título de Eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA);

•             Cadastro no Baixa Renda e troca de lâmpadas pela Equatorial;

•             Agendamento para a 2ª via da carteira de identidade pelo Viva Cidadão;

•             Regularização do CPF pela Receita Federal.