CONSCIENTIZAÇÃO

Blitz conscientiza motoristas sobre os riscos de acidentes de trânsito

Evento alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito ocorreu na Avenida Dorgival Pinheiro, no Centro

Publicado em: 18/11/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz conscientiza motoristas sobre os riscos de acidentes de trânsito

Ação educativa levou informações para condutores na manhã desta sexta-feira (Foto: Edmara Silva)

Com objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre causas de mortes no trânsito, blitz educativa alusiva ao 18 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, foi realizada nesta sexta-feira na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente às lojas Economia, no Centro.

A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), teve distribuição de panfletos, orientações dos agentes de trânsito, banners e stand com balões branco simbolizando paz no trânsito. Meta é reduzir os índices de violência no trânsito no perímetro urbano de Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

Terezinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, destacou que “blitz educativa é uma oportunidade de aumentar a consciência pública para que os condutores respeitem às regras da legislação de trânsito, dirigindo de forma a prevenir sinistros, e diminuir a inaceitável perda de um ente querido devido a um acidente de trânsito”.

“A violência no trânsito é, atualmente, a segunda maior causa de morte no país, onde se morre mais em acidentes de trânsito do que por homicídios ou câncer, fato que, precisamos despertar a conscientização dos motoristas sobre os riscos de sinistros”, alertou ela, que ressaltou a importância de os motoristas utilizarem equipamentos obrigatórios de segurança, como forma de reduzir os sinistros.

Leandro Braga, secretário de Trânsito, assinalou que a iniciativa da mobilização alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trânsito busca diminuir, gradualmente, o número de acidentes em ruas, avenidas e rodovias em Imperatriz. “Essa ação visa relembrar esses acidentes e que as pessoas possam dirigir com mais cuidado e atenção no trânsito, evitando novos acidentes”, frisa.

Ele enfatizou que o Departamento de Educação para o Trânsito desenvolve uma forte atuação de conscientização de alunos, funcionários das empresas e da comunidade através de blitz educativa nas vias públicas de Imperatriz. “Essa nossa equipe tenta, de todas as formas, lembrar a sociedade sobre a conscientização que se deve ter para conduzir um veículo no trânsito”, concluiu.