Defesa Civil

Publicado em: 11/01/2024 por Léo Costa

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil monitora pontos críticos e de possíveis alagamentos em Imperatriz

Técnicos da Defesa Civil em acompanhamento dos pontos críticos da cidade. (Foto: Maira Soares)

Devido às chuvas que caem em Imperatriz desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), vem desenvolvendo o trabalho de monitoramento dos pontos críticos e de áreas possíveis de alagamento da cidade. Conforme a Defesa Civil, até o final da manhã foi registrado cerca de 55 milímetros. A previsão é de que continue pelos próximos dias, até o fim de semana.

“A Defesa Civil está monitorando todos os riachos que cortam a cidade. Eles estão cheios, mas até esse momento não transbordaram. Também estivemos na Rua Dom Pedro Primeiro, no Bacuri, onde uma casa estava com risco de desabamento, mas, pela intervenção que a Sinfra já vem fazendo no local, a casa está de certa forma tranquila. Em relação ao rio Tocantins, o nível está noventa centímetros acima de zero. Com esse nível não tem risco de alagamento dos bairros nas margens do rio. E, atendendo determinação do prefeito Assis Ramos, a Defesa Civil continua em estado de alerta”, informou o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.

Para evitar ou amenizar os impactos das chuvas, por meio de uma parceria da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e Superintendência de Limpeza Pública (SLP), várias ações foram realizadas antes do período chuvoso, como limpeza, desobstrução e aprofundamento dos riachos que cortam a cidade.

Imperatriz é banhada pelo rio Tocantins, segundo maior do Brasil, atrás apenas do rio São Francisco, e conta com riachos importantes e de grande capacidade hídrica que passam pelo perímetro urbano da cidade, como Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Riacho do Meio e Capivara. Pela zona rural estão Lagoa Cercada, Barra Grande e Cinzeiro.

De acordo com dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão do tempo para está quinta-feira (11) em Imperatriz é de temperaturas entre 23° e 31° e com possibilidade de chuva a qualquer hora. Para o mês de janeiro, a média mensal de chuva na cidade é de 212 mm.

Contato

Em caso de necessidade, a população de Imperatriz deve entrar em contato diretamente com a Defesa Civil Municipal através do WhatsApp (99) 99152-0832, ou procurar a sede do órgão no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, na Rua Rafael de Almeida, 600, bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Defesa Civil