Defesa Civil

APOIO

Defesa Civil realiza vistoria em áreas que foram alagadas e verifica condições para retorno das famílias

Monitoramento diário aponta que o nível do Rio Tocantins baixou nas últimas horas

Publicado em: 29/02/2024 por Assessoria de Comunicação

Superintendência de Defesa Civil

Agente visitando local que foi afetados quando o rio transbordou no último final de semana (Foto: Divulgação)

O boletim divulgado no início da manhã desta quinta-feira (29), pela Superintendência da Defesa Civil do Município, aponta redução no nível do Rio Tocantins, chegando hoje à marca de 6,10 mts, bem menos que a do início da semana, quando atingiu 7,6 mts e famílias moradoras de áreas atingidas pelo volume da água.

O mesmo balanço aponta que hoje, nos três abrigos organizados pelo Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o número de famílias também diminuiu. O relatório informa que na igreja Jerusalém Celeste, no Porto da Balsa, apenas 1 família (4 pessoas) permanece. No bairro Caema, na igreja Pedra Viva, estão 3 famílias, totalizando 11 pessoas. Na quadra da Escola Municipal Tiradentes, permanecem 22 famílias (65 pessoas). O número total de pessoas desabrigadas chega a 80, e desalojadas são 40 (10 famílias).

“Nesta manhã estamos fazendo vistorias nas áreas que foram atingidas pela água, e, se possível, se as condições permitirem, destes locais permitirem e o nível da água continuar reduzindo, amanhã, vamos providenciar o início do retorno dessas famílias”, afirmou o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.

Desde a sexta-feira (23) o órgão reforçou o monitoramento do nível da água e do volume da vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito, atuando em regime de plantão no final de semana, conversando com famílias de áreas ribeirinhas e já preparando a logística para retirada, o que começou a ser feito na manhã de segunda-feira (26).

Nos abrigos, as famílias receberam assistência de equipes da Sedes com distribuição de máscaras, álcool em gel, matérias de higiene pessoal, materiais de limpeza e atendimento com psicólogos, pedagogos e abordagem do programa Criança Feliz. A Secretaria Municipal de Saúde (Semed) proporcionou atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de disponibilizar vacinas e medicamentos. Os Bombeiros também atuam nos abrigos com o fornecimento de alimentação.

Defesa Civil