CONFERÊNCIA DA SAÚDE
Diálogo e participação marcam a XX Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz
O evento reúne gestores, profissionais, usuários do SUS e representantes da sociedade civil para discutir melhorias e avanços na saúde pública de Imperatriz.
Publicado em: 29/08/2025 por FRANCISCA NATHALIE DA COSTA PEREIRA

Participação, diálogo e construção coletiva marcam a XX Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz. (Foto: Marcelo Nunes)
A XX Conferência Municipal de Saúde de Imperatriz, realizada nesta sexta-feira (29), já movimentou a manhã com uma programação marcada por palestras, apresentações culturais e debates sobre as redes de atenção à saúde. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), tem como tema central “Redes de Atenção à Saúde: articulação entre os níveis de atenção para a integralidade”.
Durante o período da manhã, os participantes acompanharam a palestra magna ministrada pelo Dr. Alberto Allan Rodrigues Patrício, chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde, que abordou a importância da integração entre os níveis de atenção para garantir um cuidado mais efetivo à população. Em seguida, o superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Gomes Nascimento, apresentou reflexões sobre a coordenação do cuidado e o acesso oportuno, ressaltando o papel das tecnologias e dos saberes compartilhados na melhoria dos serviços de saúde.
Ainda pela manhã, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, que discutiram os eixos temáticos da conferência: organização da rede de atenção e efetivação das linhas de cuidado; integração da atenção primária com a especializada; governança, financiamento e gestão da rede; e as diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
No turno da tarde, a programação segue com a leitura das propostas elaboradas por cada grupo temático, marcada para as 14h. Em seguida, às 15h, acontece a plenária final, onde as sugestões serão discutidas, apreciadas e votadas, consolidando as deliberações que irão nortear as políticas públicas de saúde do município para os próximos anos.O encerramento da conferência está previsto para às 17h.
O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destacou a relevância da participação popular no processo de construção das políticas públicas: “A Conferência é o espaço democrático por excelência, onde a população pode expressar suas necessidades e colaborar com propostas que vão orientar o planejamento da saúde para os próximos anos. É ouvindo a sociedade que conseguimos avançar na construção de um SUS mais forte e resolutivo em Imperatriz”, afirmou.
Antes da realização da Conferência, moradores de diferentes regiões da cidade participaram das pré-conferências, que são encontros realizados nas comunidades, bairros e unidades de saúde. Nessas reuniões, a população teve a oportunidade de expor dificuldades, apresentar sugestões e contribuir diretamente para a construção de propostas que foram levadas à conferência municipal.
As pré-conferências aconteceram nos durante o mês de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Nova, Vila Lobão, comunidade Bom Jesus e comunidade Nova Conquista, mobilizando moradores e realizando escuta ativa.
O evento é um dos mais importantes espaços de participação popular e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Nele, moradores, profissionais de saúde, gestores e conselheiros avaliam os serviços já ofertados, identifica pontos de melhoria e propõe soluções que irão nortear as ações e investimentos da saúde pública para os próximos quatro anos. A Conferência é realizada a cada quatro anos e, em 2025, tem um papel ainda mais especial, pois além de avaliar os serviços do SUS, serão discutidas também as propostas para o Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que vai orientar as prioridades e ações do setor nos próximos anos.
“Essa conferência trata das redes de atenção à saúde, onde serão ampliadas e elaboradas propostas para o plano municipal dos próximos quatro anos. Isso vai facilitar muito as nossas ações, estratégias e propostas para melhorar e potencializar o trabalho que já é ofertado no município de Imperatriz”, destaca Roberto Clezio, membro do Planejamento da SEMUS e membro da comissão organizadora.