ENSINO

Volta às aulas: Imperatriz inicia ano letivo nas 131 escolas da rede pública municipal

Alunos receberam orientações do planejamento escolar

Publicado em: 22/01/2024 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Serão 200 dias letivos com práticas dentro de sala, além de atividades complementares para as turmas de tempo integral, com disciplinas de artes, música e esporte (Foto: Sara Ribeiro)

As escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz deram início as atividades letivas de 2024, nesta segunda-feira (22), com a volta às aulas. Abertura do ano foi marcada com ações pedagógicas, momento de interação, acolhida e ambientação para os estudantes.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), recebe no Sistema Educacional, mais de 41 mil alunos devidamente matriculados nas etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Escola de Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Serão 200 dias letivos respeitados dentro de sala, além de atividades complementares para as turmas de tempo integral, com disciplinas de artes, música e esporte.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garante que o ano letivo foi organizado com diversas atividades para impulsionar o ensino dos alunos. “Implementamos projetos na área tecnológica, com a robótica na escola, com novas modalidades no Jogada Nota 10, justamente para integrar os alunos no máximo de atividades pedagógicas, e assim, avançarmos ainda mais com a educação do município”.

Para aluna da Escola Municipal Madalena de Canossa, Ryanna Silva Sousa, é mais um ano de oportunidades e conhecimento. “É muita expectativa para tudo que vamos aprender, espero que tenha bastante conteúdos, atividades fora da sala de aula, com os laboratórios, e que possamos atingir nossas metas”, destaca.

Com a filha estudando na modalidade de Tempo Integral do município, Iolanda Melo de Almeida destaca os pontos positivos. “Como trabalho o dia todo, agora saberei que ela não terá mais o tempo da tarde ocioso, será preenchido com ações da escola que trarão bons resultados para ela na formação”, comenta.

Programa Escola em Tempo Integral

As turmas de Tempo Integral é uma realidade da rede municipal de ensino. As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental foram preparadas para atender mais de 2400 alunos nas 30 instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na zona urbana e zona rural.
Os alunos terão jornada pedagógica igual ou superior a sete horas diárias, no total de 35 horas semanais, com atividades do currículo regular e complementares.

Com colaboração de Sara Ribeiro