TRADIÇÃO

Semana da Pátria será aberta na sexta-feira

Escolas, instituições, entidades religiosas e forças armadas participam do evento

Publicado em: 29/08/2018 por Sara Ribeiro

Semana da Pátria será aberta na sexta-feira

Programação para sete dias de desfiles cívicos começa com a Corrida do Fogo Simbólico (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz realiza, na próxima sexta-feira, 31, abertura oficial da Semana da Pátria. Com programação para sete dias de desfiles cívicos, nos principais bairros da cidade, incluindo zona rural, o marco inicial será com a Corrida do Fogo Simbólico, saída da Escola Frei Paulo de Graymoor, no Bacuri, às 16h, até a Prefeitura, onde será a solenidade.

Para este momento, participam atletas destaques das escolas, com revezamento na condução do fogo simbólico. As paradas ocorrerão nas unidades de ensino do polo Bacuri, com percurso pelas Escolas Tiradentes, Santos Dumont, Santa Laura, Santo Inácio de Loyola, Giovanni Zanni, Frei Manoel Procópio, ao destino final.

“Estamos ansiosos para início das mobilizações, uma vez que trabalhamos na organização já algum tempo, para que tudo ocorra conforme o esperado. Além disso, foram intensificados os ensaios das bandas de fanfarra para que seja um bonito espetáculo” - declarou o coordenador de eventos da Semed, Edvan Nobre.

Este ano, a Semana da Pátria trará como tema “Criança no mundo: A educação e a infância de mãos dadas”. Cada escola e instituição participante, trabalhará um subtema que dialogue a ideia central, a fim de compor suas manifestações artísticas, em material gráfico, vestimenta ou acessórios.

“A Semana da Pátria é o maior evento da Secretaria, onde toda a organização, com logística, estrutura, pessoal e, sobretudo, o investimento, ficam sob responsabilidade da Semed. Nosso pessoal trabalha incansavelmente para promover e garantir nossa tradição cívica”- revelou o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

Dando continuidade aos trabalhos dos anos anteriores, a Semana contempla os principais bairros e povoados da cidade, realizando um desfile cívico por dia, nesses locais, no período de 01 a 07 de setembro. Essa mobilização, ao todo, conta com participação de 70 escolas e 33 bandas de fanfarras. Além disso, o grande desfile de 7 de setembro, participam escolas públicas estaduais, particulares, órgãos da administração municipal, entidades civis, igrejas e militares como Exército, Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.