ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS

Alunos avaliam cardápio da merenda escolar

Nutricionistas da Semed acompanham desde a preparação até degustação

Publicado em: 27/08/2019 por Sara Ribeiro

Alunos avaliam cardápio da merenda escolar

O teste de aceitabilidade já foi realizado nas Escolas Afonso Pena e da Amizade, polo da zona rural. (Foto: Assessoria)

Setor de Nutrição da Secretaria de Educação, Semed, realizou nesta terça-feira, 27, teste de aceitabilidade com alunos da Escola Municipal Princesa Isabel, no Entroncamento. Participaram 212 alunos dos turnos da manhã e tarde, da degustação do cardápio da merenda escolar, com objetivo de acompanhar a adesão ao cardápio executado.

A preparação foi baião de três, que consiste em arroz com feijão, carne moída, proteína de soja, couve e melancia, tudo acompanhado pelas nutricionistas Andressa Silva Costa, Leane Galdino e pelo Conselho de Alimentação Escolar, CAE.

As profissionais monitoraram toda a preparação dos alimentos, desde a higienização, pré-preparo, preparo, o processo de cozimento, conhecido tecnicamente como cocção; até a distribuição aos alunos. “Aproveitamos também para passar orientações às merendeiras e atualizar quanto aos procedimentos padrões de higiene”, informou a nutricionista Andressa Silva Costa.

Após servido a alimentação, os alunos foram direcionados para a avaliação nas salas de aula, com preenchimento da ficha escala hedônica facial e mista direcionada aos alunos de 1º ao 5º ano, com linguagem adequada para as crianças. Para as turmas de 6º ao 9º ano foi aplicada escala hedônica verbal, no qual questiona a impressão do aluno a partir dos quesitos: adorei, gostei, indiferente, não gostei e detestei.

De acordo com a coordenadora do departamento de nutrição, Suelem Queiroz, os últimos testes aplicados, apresentaram resultados satisfatórios. “O cardápio é sempre bem aceito pelos alunos. Na escala, os critérios vão da indicação detestou até adorei. O indicador adorei sempre aparece acima dos 59%, o que indica que os alunos concordam com o cardápio oferecido pela Semed”, revelou.

O teste de aceitabilidade já foi realizado nas Escolas Afonso Pena e da Amizade, polo da zona rural. Na zona urbana, aplicação se deu no Castro Alves II e Princesa Isabel. A próxima a receber a ação será a Escola municipal Evangélica Bom Pastor, com preparação de canjica.