QUALIFICAÇÃO

Alunos da Educação de Jovens e Adultos são diplomados na EJA Profissionalizante

Projeto teve duração de 8 meses e os primeiros profissionais foram entregues no mercado

Publicado em: 22/12/2023 por Letícia Holanda

Alunos da Educação de Jovens e Adultos são diplomados na EJA Profissionalizante

Solenidade de formatura ocorreu na quinta-feira (21), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene. (Foto: Sara Ribeiro)

Os 63 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas municipais Darcy Ribeiro, Eliza Nunes, Mariana Luz e Constatino Barbosa da Silva receberam diplomas do projeto EJA Profissionalizante, com os cursos profissionais de marceneiro e estofador de móveis e esquadrias.

A solenidade de formatura ocorreu na quinta-feira (21), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, com a presença do secretário de Educação, José Antonio Pereira, do deputado Federal Cléber Verde, da vereadora Terezinha Soares, do gerente do Senai, Juarez Sanches, e de empresários da cidade, como João Lira, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços; Leonardo Leocádio, vice- presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas; e Reginaldo Pacheco, presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul do Maranhão. Além disso, os familiares prestigiaram os formandos.

A EJA Profissionalizante é um projeto fruto da parceria entre Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ocorreu durante 8 meses.

O resultado do trabalho e aprendizagem dos profissionais foi apresentado para o público, por meio da exposição dos itens confeccionados durante os cursos, como puffs, sofás, mesas de cabeceira e cadeiras.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que a iniciativa faz parte da política de incentivo do ensino e da profissionalização. “Nossos alunos são pioneiros do projeto e estamos realizando o sonhos deles terem uma profissão. Isso se deve a educação aliada a profissionalização, e temos a certeza que futuramente teremos empresários e empreendedores”, garante.

Para formanda de 51 anos, Maria Cícera Alexandre dos Santos, o curso representa vislumbrar novas oportunidades. “É uma realização para mim, colecionei bastante aprendizagem, e agora espero novos caminhos profissionais na vida”, afirma.

O gerente do Senai, Juarez Sanches, comenta sobre os bons resultados da parceria entre instituições. “Acreditamos que é uma parceria que deu certo, pois agregamos valores na vida dos alunos e das famílias com os cursos, agora, temos profissionais qualificados com os pés no mercado de trabalho”, observa.