VIVÊNCIA

Alunos da EJA participam de simulado na Rede Municipal

Voltada aos alunos de 8º e 9º anos, ação tem como objetivo analisar nível de aprendizagem

Publicado em: 27/08/2018 por Kayla Pachêco

Alunos da EJA participam de simulado na Rede Municipal

Voltada aos alunos de 8º e 9º anos, simulado tem como objetivo analisar nível de aprendizagem (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Educação realizou, na última semana, teste simulado aos alunos de 8º e 9º anos das 21 escolas que ofertam a Modalidade Educação de Jovens e Adultos na rede municipal. Ação incluída nas propostas do Plano Municipal de Educação, PME, esta é a primeira vez que estudantes da modalidade EJA participam de ações pedagógicas preparatórias voltadas à avaliação do rendimento escolar.

Avaliação teve como objetivo analisar o nível de aprendizagem dos 863 jovens e adultos matriculados nas duas últimas séries do Ensino Fundamental-EJA, nas unidades da zona urbana e rural de Imperatriz. Alunos resolveram 22 questões, envolvendo conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

"Mesmo a EJA não participando de avaliações como ANA, Prova Brasil, ou Pisa, resolvemos realizar o simulado para avaliar o rendimento dos conteúdos trabalhados no primeiro semestre, e já prepará-los para seleções futuras", detalha Ana Meires Pereira de Sousa, coordenadora da EJA.

Alunos respoderam a 22 questões de Língua Portuguesa e Matemática

De acordo com o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, iniciativa é mais uma das ações da prefeitura pela valorização da educação pública de qualidade. "O público da EJA é de adultos trabalhadores, que por inúmeros fatores não conseguiram avançar na formação básica. Além de concluir o Ensino Fundamental na rede municipal, é importante que esse público esteja preparado para ingressar nas próximas etapas da formação escolar. Além de qualificar profissionais com cursos de capacitação, o acompanhamento da aprendizagem é fundamental para a qualidade do ensino oferecido", observa.