DIAGNÓSTICO
Alunos das escolas municipais passam por avaliação diagnóstica
Provas foram direcionadas para estudantes de 5º e 9º ano
Publicado em: 13/06/2019 por Sara Ribeiro
Executando uma das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, numa parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, aplicou nesta quarta-feira, 12, as avaliações diagnósticas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, Seama, em 88 escolas da rede de ensino. As avaliações foram destinadas às turmas de 5º e 9º ano, com estimativa de 7.400 alunos.
Pretende-se com esse processo garantir a elevação da qualidade de ensino e, consequentemente, dos indicadores educacionais, visando a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense.
Participaram das provas, turmas com mais de 10 alunos matriculados, de acordo com as informações registradas no Censo Escolar de 2018. Cada turma recebeu malote lacrado dos cadernos de provas, contendo questões de língua portuguesa e matemática. Os questionários tinham quantidade de perguntas diferentes, com 44 questões para as turmas de 5º ano e 52 para o 9º ano.
Não foram incluídas nesse processo diagnóstico as turmas multisseriadas, da Educação de Jovens e Adultos, EJA, e projeto Correção de fluxo. A iniciativa foi elogiada pelo gestor José Carlindo Lima Moraes, da Escola Frei Manoel Procópio. “Através desse diagnóstico vamos verificar onde tem a necessidade de intervenção nas disciplinas avaliadas, para planejarmos com a equipe pedagógica metodologias que nos auxiliarão a, se necessário, melhorar os resultados”, declarou.
Para a professora aplicadora, Iolanda Nunes Araujo, além de avaliar, o exame proporciona experiência ao alunos. “A metodologia é parecida com a aplicação do Enem. Isso já começa a preparar os alunos para esse estilo de prova” declarou.
Os resultados estão previstos para divulgação pela Secretaria Estadual de Educação no dia 27 de julho. Isso facilitará o planejamento dos professores, que incluirão em seus planos de aula para o segundo semestre, metodologias de aprendizagem conforme diagnóstico de desempenho dos alunos.