ALIMENTAÇÃO

Alunos participam de teste de aceitabilidade da merenda escolar para 2019

Quatro unidades municipais foram responsáveis pelas avaliações

Publicado em: 23/08/2018 por Sara Ribeiro

Alunos participam de teste de aceitabilidade da merenda escolar para 2019

Equipe de nutrição acompanha preparo da merenda escolar (Foto: Sara Ribeiro)

Em continuidade ao trabalho de verificação da aceitabilidade do cardápio da merenda escolar para 2019, o Departamento de Nutrição, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, aplicou nesta quinta-feira, 23, teste de aceitabilidade na Escola Municipal Santa Clara de Assis, Jisca, no Bairro Ouro Verde.

Coordenado pelas nutricionistas Claudenir de Carvalho e Sara Palácio, a visita encerra ciclo de testes realizados nas escolas. Objetivo, além de concluir o cardápio da merenda escolar para o próximo ano, foi de finalizar tabela de itens alimentícios que deverão ser licitados para as guarnições.

Para diagnóstico da aceitabilidade, o cardápio escolhido foi macarronada à bolonhesa, com questionário na linguagem adequada para as crianças, com escolha hedônica, fácil e mista, na qual apontaram preferência ou não.

“O teste vai nos indicar as preparações aceitas pelas crianças que continuarão no cardápio. As que não tiveram aceitabilidade, de acordo com a porcentagem indicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que preconiza 85%, esses produtos serão substituídos por outras preparações” – destacou a nutricionista Claudenir de Carvalho.

Com a escola Jisca, outras três, como Lírio dos Vales, Bairro Nova Imperatriz; Tomázia de Carvalho, Bacuri; e Madalena de Canossa, no Parque Santa Lúcia, foram contempladas. Foram escolhidas por polos, respeitando a quantidade de alunos especificada pelo Ministério da Educação, MEC.

“Vale ressaltar que a escolha do cardápio é feita a partir das necessidades nutricionais das crianças, sendo obrigatória inclusão de frutas, verduras e legumes, produtos ricos em vitaminas e nutrientes necessários para uma alimentação saudável” – frisou a nutricionista.

Além disso, durante esse trabalho, as merendeiras recebem orientações sobre manipulação dos alimentos, acompanhando desde a higienização do local, uso de equipamento de proteção individual, preparação da merenda e distribuição às crianças.

Cleudes Martins da Silva, merendeira da escola, afirma ter um jeito todo especial no preparo da alimentação. “A macarronada é um dos pratos mais aceitos pelas crianças, por isso caprichamos no molho natural, com tomate sem pele, temperos que darão sabor, fazendo com que a comida fique bem mais gostosa e de qualidade” – finalizou.