SUGESTÕES

Assis determina que alunos escolham uniforme que vão usar

Estilista sugere três modelos e votação será via Portal da Prefeitura, depois de desfile, em evento na “Paulo Freire”

Publicado em: 03/07/2017 por William Castro

Assis determina que alunos escolham uniforme que vão usar

Haverá um evento de lançamento das três sugestões, na Escola Paulo Freire, oportunidade em que meninas e meninos desfilarão com essas amostras para uma plateia formada por eles mesmos (Foto: Linair Sousa Soares)

Pela primeira vez, em Imperatriz, a escolha do uniforme escolar para a Rede Municipal vai ser definida pelos próprios alunos. A decisão foi anunciada, ontem, pelo prefeito Assis Ramos (PMDB), para quem, é muito importante ter os estudantes envolvidos na escolha do que vai vestir para ir à escola, “faz-se do aprendizado um exercício mais prazeiroso. Pessoalmente achei bonitas todos as sugestões, mas quero transferir para a própria meninada a responsabilidade da escolha, afinal essa vai ser para elas uma espécie de segunda pele, a roupa de todos os dias no ambiente de construção do futuro de cada um”.

O Secretário de Educação, Josenildo José Ferreira, também concorda com a democratização da escolha. Ele prepara o processo de licitação para a definição da malharia que vai fabricar as peças, prevendo que tudo aconteça a partir de reinício do ano letivo, para que dê tempo dos novos uniformes estarem prontos no começo do ano que vem.

Para 2017, como não ficou nenhum processo de licitação aberto de uma gestão para a outra, a única alternativa foi continuar com os uniformes do ano passado. “Vamos compensar isso com modelos bem atuais, design moderno, nas cores que dizem respeito às nossas potencialidades econômica, culturais e naturais. Lembro-me da minha infância, quando muitos dos meus colegas, quase sempre as meninas, reclamavam quando eram obrigadas a vestirem peças impostas a elas. Pois agora, prefeito, transfiro a elas, e também aos meninos, o direito de escolha”- explicou Assis Ramos.

A programação esboçada, ontem, prevê evento de lançamento das três sugestões para a abertura do segundo semestre, na Escola Paulo Freire, oportunidade em que meninas e meninos desfilarão com essas amostras para uma plateia formada por eles mesmos,  seus pais e professores. “A partir daí estará aberta a votação, no Portal Oficial do Município, que vai estar franqueada até o dia 31 de agosto. Para tentar evitar que a mesma pessoas vote repetidas vezes, o sistema estará preparado para receber apenas um voto de cada máquina”- informa o secretário Josenildo Ferreira.

O resultado será definido na Semana da Pátria. A partir daí, finaliza-se o processo de licitação para que os uniformes sejam fabricados em tempo hábil para o ano letivo crê 2018.