ESTUDO
Comunidade escolar debate sobre Projeto Político Pedagógico
Dia D do PPP foi promovido em todas as escolas do Município com formação via canais digitais
Publicado em: 16/08/2022 por Sara Ribeiro
Como parte do cronograma de qualificação da Prefeitura de Imperatriz, as equipes docentes das escolas municipais participam nesta terça-feira (16), do dia D do Projeto Político Pedagógico (PPP). Uma oportunidade de estudo para construção do documento que é uma ferramenta importante de direcionamento das atividades e práticas educacionais de uma unidade de ensino.
A formação ocorreu em todas as instituições de Ensino Fundamental, com programação específica veiculada pelos canais de comunicação da Secretaria de Educação, como TV Educaitz, canal 7.2 e pela plataforma de streaming YouTube.
Foi momento de planejar o documento com suas diretrizes, metas e métodos que sistematiza os objetivos de ensino que as escolas se propõem a atingir. O PPP ajuda na melhoria dos índices escolares como, por exemplo, no combate da evasão e reprovação dos estudantes.
Os pilares básicos do documento visa projetar planos pedagógicos definidos com prazos de execução para as instituições. O contexto político de ambientar e desenvolver os estudantes enquanto indivíduos críticos, por meio de ações educacionais que contribuem para a formação do aprendizado dos alunos.
A coordenadora pedagógica, Mery Kecia Barbosa, esclarece a funcionalidade desse instrumento para as escolas. “O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição”.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, ressalta a importância dos gestores e professores conhecerem e se familiarizarem com esse documento, para assim aprimorar a prática educacional do Município. “Nossa equipe pedagógica da Secretaria de Educação preparou esse material de estudo para que toda comunidade escolar compreenda um pouco mais desse documento e que cada escola construa a várias mãos o seu projeto”.