APRENDIZAGEM

Comunidade escolar participa da Semana Municipal de Educação Inclusiva

O evento começou hoje (23) com palestra e segue até o dia 25 com exposição de ferramentas pedagógicas da sala de recurso

Publicado em: 23/08/2022 por Sara Ribeiro

Comunidade escolar participa da Semana Municipal de Educação Inclusiva

A rede municipal oferece 30 salas de recursos multifuncionais, com equipe qualificada em Atendimento Educacional Especializado. (Foto: Assessoria)

Numa oportunidade de reconhecer e refletir sobre as ações pedagógicas de inclusão para estudantes com deficiências, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta terça-feira (23), a Semana Municipal de Educação Inclusiva.

Momento de aprendizado também é alusivo aos 12 anos das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e contou com a presença de gestores, professores e docentes, que prestigiaram a palestra "Cuidando de quem cuida", ministrada pela psicóloga Nádia Borges.

A rede municipal oferece 30 salas de recursos multifuncionais, com equipe qualificada em Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estudantes que apresentam deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Na docência a 35 anos, Maria das Graças Gonçalves Pereira, professora da sala de recurso da Escola Municipal Costa e Silva, atende 22 alunos com diferentes deficiências. “É um trabalho educacional feito com amor, detalhes na metodologia, atenção e acolhimento, justamente na intenção de dar autonomia e facilitar a inclusão desses estudantes na sociedade”.

A programação continuará com palestra, exposição dos materiais da sala de recurso e pit stop com panfletagem em locais específicos da cidade. “É necessário dar visibilidade e chamar atenção para inclusão dessas pessoas na sociedade, por meio da educação, prestando um serviço de apoio no aprendizado”, frisou Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca os investimentos feitos com espaços e recursos pedagógicos para atender a comunidade. “Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais os espaços de atendimento no intuito de desenvolver o aprendizado dos alunos”.