FORMAÇÃO

Coordenadores da Educação Infantil participam de I Encontro Pedagógico

Iniciativa abordou rotinas, desenvolvimento da inteligência emocional e Escola de Tempo Integral

Publicado em: 27/02/2024 por Letícia Holanda

Coordenadores da Educação Infantil participam de I Encontro Pedagógico

Profissionais receberam orientações de aprimoramento das práticas com as crianças no ensino de Tempo Integral (Foto: Sara Ribeiro)

Para refletir o tema “Olhares Pedagógicos na Escola da Infância”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o I Encontro Pedagógico para coordenadores do segmento da Educação Infantil. A formação ocorreu nesta terça-feira (27), na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Dentre os objetivos foi apresentado a proposta pedagógica do Programa em Tempo Integral na Educação Infantil, contribuição para o desenvolvimento da Inteligência Emocional dos profissionais, elaboração do plano de ação do coordenador e momento para orientar o preenchimento do plano anual da escola.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que o encontro reuniu profissionais para alinhar as atividades e explicar o funcionamento das turmas de Tempo Integral. “São profissionais que estão na administração das escolas que aprimoraram os conhecimentos dos trabalhos pedagógicos realizados na Educação Infantil com a realidade do plano da educação integral”, afirma.

A coordenadora da Educação Infantil, Lana Zuza, explica que “é o primeiro encontro pedagógico deste ano para gestores da Educação Infantil, no intuito de apresentar as diretrizes de efetivação do programa de Tempo Integral com todo planejamento para o profissional como para escola”, afirma.

A coordenadora Francilda do Nascimento Souza garante que os encontros são oportunos para readequar as práticas de trabalho das escolas. “As formações são sempre bem-vindas, com colaborações que trazemos para nosso dia a dia, nossas práticas e temos o privilégio de estarmos ressignificando nossas experiências e vivências nas escolas, por meio de reflexões das nossas práticas cotidianas”, destaca.