LEITURA

Educadores do município participam de Formação da Biblioteca Escolar

Iniciativa contou com atividades de planejamento e integração

Publicado em: 21/02/2024 por Letícia Holanda

Educadores do município participam de Formação da Biblioteca Escolar

80 agentes que atuam nos espaços literários das escolas participaram do encontro (Foto: Sara Ribeiro)

Para aprimorar as práticas literárias, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a 2ª Formação da Biblioteca Escolar: o fazer literário nas escolas. A iniciativa contou com a participação de 80 agentes que atuam nos espaços de leitura na Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas municipais. Evento ocorreu nesta quarta-feira (21), na Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O encontro contou com atividades sobre organização e funcionamento das bibliotecas escolares, oficinas literárias com políticas de empréstimos de livros, indicações de obras para os alunos e repasse de planos de atuação.

Os profissionais participaram de ações de integração com teatro de contação de histórias, incentivo à leitura e apresentação de títulos que estão disponíveis no acervo das bibliotecas.

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, afirma a importância do funcionamento dos espaços e do desenvolvimento dos projetos. “Nossos alunos precisam ter acesso às obras literárias e com isso criar interesse pela leitura. Tudo isso passa pela responsabilidade dos profissionais e de todo um planejamento com projetos de leituras ativos nas unidades de ensino”, observa.

A servidora da Escola Municipal Santos Dumont, Jakeline Damacena, revela que a capacitação foi mais um apoio com novos aprendizados para os trabalhos realizados nos espaços literários. “Sempre bom participar das formações, pois são momentos de atualização de informações, bem como o funcionamento, regras de empréstimos, conhecemos mais as obras que fazem parte dos acervos e recebemos dicas de como incentivar os alunos para visitação e hábitos de leitura”, diz.

A coordenadora do setor de Biblioteca Escolar, Deivanira Vasconcelos, garante que as bibliotecas precisam ter um nível de organização para impulsionar o ato de ler e a literatura no ambiente escolar. “A leitura é facilitada quando temos espaços nas escolas bem organizados e lúdicos, além de livros acessíveis e pessoas capacitadas para atender o público estudantil”, afirma.