FORMAÇÃO

Encontro reúne professores de Língua Portuguesa da rede municipal

Programação contou com produção de textos, atividades práticas e sarau

Publicado em: 07/05/2018 por Sara Ribeiro

Encontro reúne professores de Língua Portuguesa da rede municipal

Formação destacou a produção de textos, com atividades práticas e sarau (Foto: Sara Ribeiro)

Professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do Município participam nesta segunda-feira, 7, de formação continuada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Com projeto “Oh abre alas, eu quero escrever- construção de autonomia”, são propostas ações de subsídio ao professor na atuação em sala de aula, com produção de textos e habilidades linguísticas.

Esta é a segunda etapa do projeto, direcionada aos professores do 6º ano, de todas as escolas da rede. Nessa fase, a poesia e poema foram os temas trabalhados pelas formadoras Janete Jane Aranha e Verônica Falcão, que utilizaram, além da teoria, atividades práticas como reescrita de poema e apresentação de sarau.

De acordo com a coordenadora dos anos finais, Maria Elinete Gonçalves Pereira, o encontro é uma extensão do projeto Melhor ensino, Melhor Ideb, em que havia a proposta de trabalhar a formação do professor. “Esse ano envolvemos todos os professores, em continuação ao projeto, com objetivo de melhorarmos nossos índices em ensino de linguagem, sobretudo na escrita” – observou.

Conduzindo as oficinas, Janete Jane Aranha, destaca o trabalho desenvolvido. “Estamos dialogando sobre a prática pedagógica da língua portuguesa, ao mesmo tempo oportunizando que o professor produza, e que essas produções sirvam de referência para atuarem com seus alunos”.

Com essa formação em serviço, a professora da Escola Municipal Parsondas de Carvalho, Deivanira Vasconcelos Soares, afirma que “esses encontros possibilitam conhecer novas metodologias e refletir sobre a prática em sala de aula, além de trazer a possibilidade de uma forma de trabalho mais específica, quando a abordagem é direcionada, como essa, que é sobre poesia” – relatou.