Educação

CONHECIMENTO

Escola Hérica Barros de Jesus realiza I Mostra de Conhecimento sobre Biomas Brasileiros

Crianças desenvolveram projetos que estimulam habilidades científicas

Publicado em: 18/12/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escola Hérica Barros de Jesus realiza I Mostra de Conhecimento sobre Biomas Brasileiros

Iniciativa faz parte do Programa Meu Ambiente da Secretaria de Educação (Semed), que trabalha os aspectos do meio ambiente por meio das práticas pedagógicas nas escolas. (Foto: Letícia Holanda)

Aprendendo mais sobre Ciências e pesquisas, crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, da Secretaria de Educação (Semed), participaram da I Mostra de Conhecimento Biomas Brasileiros. Evento ocorreu na sexta-feira (15), com a exposição dos trabalhos dos alunos sobre a temática dos biomas brasileiros. 

Os projetos foram desenvolvidos por meio de maquetes, colagem, desenhos e jogos. A exposição tem o objetivo de fomentar as práticas de pesquisa na infância, a partir dos biomas brasileiros da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

A Mostra faz parte do Programa Meu Ambiente da Secretaria de Educação (Semed), que trabalha os aspectos do meio ambiente por meio das práticas pedagógicas nas escolas.  O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca que as ações pedagógicas e de iniciação científica precisam fazer parte do ensino infantil. “Vemos a dedicação e o empenho das nossas crianças com as atividades científicas, assim, preparados desde o início e com aprendizagem para desenvolverem futuramente pesquisas relevantes, com apoio da rede municipal de ensino nessas trajetórias”, afirma. 

A gestora da escola, Janaína Pimenta, frisa a importância da mostra científica como uma forma de contemplar o segmento da Educação Infantil. “As crianças exploraram o conhecimento de cada bioma por meio de várias experiências com dobraduras, com a confecção de animais, utilização de argila, além de joguinhos de memória, assim nossos alunos conheceram a fauna e a flora de forma concreta, estimulando as habilidades e competências de cada faixa etária com pesquisas”, observa.

Educação