ACOMPANHAMENTO

Merenda escolar passa por teste de aceitabilidade

Preparação, cozimento e manuseio estão entre os itens avaliados

Publicado em: 09/05/2018 por Sara Ribeiro

Merenda escolar passa por teste de aceitabilidade

Nutricionistas da Semed acompanham preparo da merenda escolar (Foto: Sara Ribeiro)

O Departamento de Nutrição, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, realiza nesta quarta-feira, 9, teste de aceitabilidade do cardápio alimentar na Escola Municipal Lírio dos Vales, Bairro Nova Imperatriz. Objetivo é identificar a aceitação da merenda pelos alunos, evitar desperdícios de mantimento e suprir as necessidades nutricionais das crianças, com alimentação adequada e saudável. Outras instituições de ensino também receberão equipes para avaliação.

Aplicado pelas nutricionistas Claudeny de Carvalho e Lenice Oliveira Alves, o teste será acompanhado nas preparações do turno da manhã e tarde, seguindo todas as recomendações do Ministério da Educação, MEC, para o departamento da merenda escolar. Essa ação deve ser realizada duas vezes ao ano e os resultados precisam alcançar uma aceitabilidade de 85%, para que essa preparação continue no cardápio da merenda do município, no ano seguinte.

“Com esse trabalho, acompanhamos desde a preparação da merenda, o cozimento, a forma como o alimento é servido às crianças, se houve sobras, inclusive, os equipamentos de proteção individual, o uso da touca, do avental, higiene do ambiente, tanto na cozinha como refeitório” – explicou Claudeny de Carvalho.

Para diagnóstico desse procedimento, são abordadas duas faixas etárias, a das crianças da pré-escola e do ensino fundamental, até 5º ano. “Hoje o cardápio é cachorro quente com suco e os alunos respondem um pequeno questionário, com linguagem adequada para eles, com escala hedônica, facial e mista sobre a avaliação da merenda” – informou a nutricionista.

Serão 10 escolas do município a receberem o teste de aceitabilidade, com avaliação de três preparações que contenham os nutrientes essenciais para cada faixa etária.  “Vale ressaltar, que só pode ser realizado após reunião junto ao Conselho de Alimentação Escolar, que aprova tanto as escolas selecionadas, como do cardápio apresentado pela Semed, para darmos seguimento ao teste” – informou Lenice Oliveira Alves.

Merendeira há sete anos na escola, Luciana da Silva Pereira, destaca a  importância do trabalho das profissionais de nutrição para a alimentação adequada das crianças. “O auxílio das nutricionistas é muito importante para nos ajudar com o trabalho, aprendemos muito com as orientações e dicas que nos passam” – finalizou.