Educação

LEITURA

Escolas celebram Dia de Ler Todo Dia com apresentações culturais e literárias

Professores e alunos participaram de ações de contação de histórias, poesias, brincadeiras, confecções de livros, dentre outras

Publicado em: 07/10/2022 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Escolas celebram Dia de Ler Todo Dia com apresentações culturais e literárias

A leitura precisa ser incentivada desde a fase de criança dos estudantes nas escolas, por isso, a Prefeitura desenvolveu ações convidando a comunidade para se envolver nessa rotina. (Foto: Letícia Holanda)

Escolher um livro e despertar a atenção para uma boa história, faz parte do dia a dia de diversos leitores. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com as escolas do município, promoveram nesta sexta-feira (07), várias atividades em comemoração ao Dia de Ler Todo Dia. A mobilização para o projeto visa despertar o hábito da leitura nas crianças, jovens e adultos. 

As unidades de ensino realizaram ações de contação de histórias, poesias, brincadeiras, confecções de livros, maleta de livro viajante, entre outras ações. 

No cronograma de atividades realizada na rede de ensino do município, os alunos da Escola Municipal Santa Maria tiveram momento de apresentações culturais e literárias. As escolas Wady Fiquene e Tocantins realizaram atividades de estímulo para ação de ler. Os servidores da Semed também participaram da festividade, visitando os estudantes das escolas, vestidos de personagens de livros e filmes. 


 

Na Escola Tia Emília, os alunos participaram da Praça Literária Florescer da Leitura, com varal literário, feirinha do livro e exposições. Já a Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho promoveu na Praça Frei Manoel Procópio, ações convidando a comunidade para uma rotina de leituras.  

A estudante Gabrielly da Silva Passo, leitora assídua desde o 7 anos de idade, conta que o seu livro favorito é o Diário de Anne Frank. “Por meio da leitura conseguimos nos expressar, ter uma interação entre as pessoas, na qual convivemos e futuramente contar nossas histórias. A leitura proporciona o entretenimento, faz rir, chorar e aumentar nosso vocabulário. Sou visitante assídua da biblioteca da escola”. 

O secretário de educação, José Antonio Pereira, frisa da necessidade dos estudantes de irem além da função que exercem em sala de aula, para serem bons leitores. “As pesquisas mostram que 40% dos brasileiros não leem, por isso, precisamos aumentar esse quantitativo de leitores, e isso pode ser feito nas escolas, com os investimentos que fizemos com as bibliotecas das escolas e do município. É um incentivo aos alunos, pais e professores a lerem”. 

A gestora escolar, Maria Vieira de Farias, destaca o projeto maleta viajante, que tem rendido bons frutos para os alunos. “Com o projeto maleta viajante, os alunos têm a possibilidade de levar livros para a casa, com fichas para acompanhar a leitura, envolvendo também os familiares dos estudantes. Durante todo ano desenvolvemos este projeto na intenção de impulsionar o ato da leitura”.

Educação