PROTAGONISMO JUVENIL

Escolas municipais se mobilizam para participação na V Conferência Nacional de Meio Ambiente

Prazo para realização de conferências escolares vai até 31 de março

Publicado em: 06/03/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Equipe de mobilização das comissões de meio ambiente (Foto: Sara Ribeiro)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou na segunda-feira, 05, o I Encontro de mobilização e sensibilização das comissões de meio ambiente e qualidade de vida. Orientação tem o objetivo de preparar a participação das escolas municipais na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Direcionada para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano, o encontro abordou o tema da conferência nacional “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, com ênfase para o prazo da realização das conferências estudantis nas escolas, até dia 31 de março.

“Antes de tudo, fizemos questão de abordar um pouco sobre o tema geral, falando das condições climáticas, da realidade hídrica atual, disponibilidade de água nas regiões brasileiras e da Política Nacional de Recursos Hídricos” – observou a secretária-adjunta de ensino, Nilcea Martinho.

A etapa de mobilização da comunidade escolar para as conferências, busca promover a reflexão e o desenvolvimento de estudos e pesquisas que fortaleçam a educação ambiental, atitudes responsáveis e comprometimento com a questão da água local e global.

A participação da Semed com projetos de educação ambiental e sustentabilidade, resultou em reconhecimento de “Escola Sustentável” a sete unidades de ensino municipais: Santa Maria, Darcy Ribeiro, Frei Tadeu, Machado de Assis, Marcionília Gomes Soares, Luís de França  e Madalena de Canossa.

“As escolas sustentáveis recebem recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE sustentável. Com projetos e ações simples, os resultados são satisfatórios e passamos a ter mais responsabilidade social” – finalizou.

Conferência – A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente trata-se de um processo pedagógico e participativo, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, elaborar projeto de ação com objetivo de transformar a realidade e escolher representantes que levam adiante as idéias abordadas.