COMEMORAÇÃO

Escolas promovem atividades pedagógicas na Semana da Mulher

Ações também são voltadas para conscientização e combate à violência contra as mulheres

Publicado em: 06/03/2024 por Letícia Holanda

Escolas promovem atividades pedagógicas na Semana da Mulher

Semana conta com atividades com palestras, roda de conversa e debates (Foto: Divulgação)

Alusivo ao 08 de março, Dia da Mulher, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza uma semana com várias atividades pedagógicas nas escolas.  Iniciada na segunda-feira (04) e segue até sexta-feira (08) as ações fazem parte do calendário escolar.

Atividades com palestras, roda de conversa e debates sobre o papel da mulher e o combate à violência fazem parte da programação. Na terça-feira (05), as turmas de 9º ano da Escola Municipal Madalena de Canossa participaram de palestras com a temática “Violência doméstica: importância de denunciar!”, com advogadas Gabriela Ferraz e Ieda Farias, da Comissão da Mulher e da Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Imperatriz.

A Escola Municipal de Educação Infantil Juracy A. Conceição promoveu momento lúdico e criativo com as crianças, ministrada pela psicóloga Rosilene Pereira e apresentação com fantoches com Lilian Coutinho. O objetivo foi refletir sobre a relação da violência doméstica e os prejuízos ao desenvolvimento dos estudantes na infância.

Já os alunos da Escola Municipal Eliza Nunes participaram de roda de conversa “Mulheres que Inspiram”, com relato de experiência da médica Aldicléya Lima e os desafios da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. “As crianças ouviram os relatos, fizeram várias perguntas e compreenderam sobre a importância das mulheres estarem em todos os lugares e conquistarem os seus objetivos”, observou o professor que conduziu o projeto, Adeblan Lima.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, enfatiza o compromisso das unidades de ensino do município com ações de conscientização. “Com base no calendário escolar, os profissionais da educação trabalham datas comemorativas e campanhas, justamente para avançar com aprendizado de conscientização. Essa semana é um exemplo disso, pois destaca a importância das mulheres e o combate à violência”, ressalta.

A coordenadora Mariana Tavares comenta que as atividades desenvolvidas nas escolas representam conscientização do desafio de ser mulher. “Trabalhar o Dia da Mulher é crucial para promover a igualdade de gênero, conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e contribuir para educação mais inclusiva, além disso, nós aqui da escola estamos realizando um trabalho lúdico com as crianças para mostrar forma facilitada o combate à violência e inspirando futuras gerações”, garante.

Além disso, nesta quarta-feira (06), as gestoras das 132 escolas da rede de ensino também participaram de momento de homenagem ao dia das mulheres, com direito a brinde.