APRESENTAÇÃO

Ensaios de 33 bandas escolares ocorrem três vezes por semana

Publicado em: 07/06/2018 por Sara Ribeiro

Fanfarras se preparam para desfiles cívicos

Ao todo cerca de mil alunos participam dos ensaios das fanfarras (Foto: Edmara Silva)

Escolas municipais da zona urbana e rural, começaram na quarta-feira, 6, ensaios preparativos para os desfiles cívicos que ocorrem entre 31 agosto e 7 de setembro. Com chamamento de 16 novos instrutores de fanfarra, as 33 bandas que integram a rede, seguem cronograma de ensaios no contraturno das aulas.

Com a retomada das atividades, as fanfarras passam a absorver as crianças e adolescentes que já faziam parte e absorvem novos integrantes, de acordo com cada necessidade. Em média são 30 participantes e as bandas maiores comportam até 60. Ao todo cerca de mil alunos voltaram aos ensaios.

Com encontros periódicos, geralmente, três vezes por semana, ações envolvem ordem unida, disciplinas, postura, toques tradicionais de marcha, e ensaios coreográficos para comissão de frente. As fanfarras, com instrumentos adquiridos pela prefeitura, são de percussão. Além dos desfiles cívicos, se apresentam em atividades culturais programadas pelo Município e em festivais. As escolas Santa Laura, no Bacuri, Marly Sarney, Vila Redenção, e Afonso Pena, na zona rural, este ano, receberam instrumentos e instrutores.

“Os alunos estão com muita vontade de tocar. Antes os ensaios ocorriam duas vezes por semana, agora são três, para consolidar os preparos para os desfiles cívicos, que é prioridade. Mês de julho não haverá recesso, pelo menos nos primeiros 15 dias para darmos uma intensificada” – informou o coordenador Edvan Nobre.