QUALIFICAÇÃO

Lançado Projeto EJA Profissionalizante com oferta de cursos para alunos do município

Alunos do 8º e 9º ano poderão participar com certificação de 160 horas e duração de seis meses

Publicado em: 04/04/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

O intuito é complementar a formação dos estudantes do município com o ensino profissional (Foto: Sara Ribeiro)

Para oportunizar uma maior qualificação profissional e facilitar a entrada dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou o lançamento do Projeto EJA Profissionalizante, nesta terça-feira (04).

O projeto atenderá estudantes do 8º e 9º ano da EJA, das escolas municipais Darcy Ribeiro, Mariana Luz, Eliza Nunes e Constantino Barbosa da Silva. A iniciativa ofertará cursos na área de Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimento, Marceneiro de Móveis e Esquadrias e Estofador de Móveis.

O período da capacitação será de seis meses, com carga horária de 160 horas, entre a permanência dos alunos na sala de aula e a prática profissionalizante. O intuito é complementar a formação dos estudantes do município com o ensino profissional.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca a responsabilidade da gestão municipal com a formação qualificada dos alunos. “É um compromisso da rede de ensino ofertar algo a mais de qualificação para os estudantes, e o empresariado também, oportunizar o aprimoramento da formação desse cidadão e cidadã no cenário trabalhista. É o caminho para busca de uma profissão. Inicialmente, apenas algumas escolas do município foram contempladas, mas nossa proposta é ofertar para todas as unidades”, agradece o secretário.

Para o coordenador pedagógico do EJA, Wesley de Oliveira Almeida, os cursos garantirão bons profissionais para o mercado de trabalho. “O projeto veio para fomentar o interesse dos alunos aos estudos e o desafio de encontrar uma profissão”, comentou.

O gerente do Senai de Imperatriz, Juares Sanches, frisa que a parceria entre instituições, fortalece o caminho para o crescimento profissional dos alunos do EJA. “É uma formação complementar para que os jovens e adultos finalizem o ensino escolar, porém, tenham uma profissão. Pensando na valorização do percurso escolar que eles estão trilhando, tendo em vista, o mercado de trabalho”, afirma Juares.