CIDADANIA

Município comemora um ano de implantação do Núcleo de Monitoria Escolar

Iniciativa garantiu mais segurança às unidades de ensino

Publicado em: 16/04/2024 por Sara Ribeiro

Município comemora um ano de implantação do Núcleo de Monitoria Escolar

O Núcleo de Monitoria faz parte do protocolo de reforço à segurança do município para as 130 unidades de ensino da rede pública (Foto: Sara Ribeiro)

Na proteção e segurança da comunidade escolar, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou no domingo (14), um ano de implantação do Núcleo de Monitoria Escolar.

Criado em razão de vários episódios de violência nos ambientes escolares que ocorreram em 2023, o Núcleo de Monitoria faz parte do protocolo de reforço à segurança do município para as 130 unidades de ensino da rede pública.

O plano contempla ações de reforço à segurança a serem praticadas nas instituições, bem como a presença de monitores nas escolas, que são profissionais capacitados para acompanhamento da rotina e prevenção a segurança. Além de equipes da ronda motorizada especializados em dar suporte às escolas e dar resolução as possíveis ocorrências mais graves.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, reforça que a equipe é muito comprometida e capacitada. “Passamos esse ano sem intercorrências graves, o que nos deixa tranquilos e aliviados pela segurança das nossas escolas. Sei que nossos monitores passaram por cursos de relações interpessoais, primeiros socorros e defesa pessoal e avaliação psicológica, tudo para garantir um desempenho adequado e o sucesso das medidas de segurança nas escolas”.

O núcleo de monitoria também atua na prevenção de violências promovendo palestras sobre temas importantes para a sociedade, tais como: Lei Maria da Penha, Bullying, fake news, dentre outras. “Fomos pioneiros nessa iniciativa, que também com parceria com outros órgãos das forças de segurança, bem como com a Guarda Municipal, garante mais segurança nos ambientes escolares e mais tranquilidade para as famílias”, ressaltou Assis Ramos.