Educação

Meio Ambiente

Palestra discute sustentabilidade em escola infantil

Ações cotidianas foram destacadas para preservar meio ambiente

Publicado em: 05/09/2017 por Luana Barros

Secretaria do Meio Ambiente

Palestra discute sustentabilidade em escola infantil

Os alunos ouviram atentos às explicações e interagiram com a palestrante. (Foto: Sara Batalha)

Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizaram, na última semana, palestra sobre práticas sustentáveis no dia a dia. Orientações foram direcionadas para cerca de 150 alunos, do 3° ao 9° ano, da Escola Municipal Santa Laura, no Bairro Bacuri.

“É de grande importância trazer a consciência ambiental para que desde pequenos, eles realizem ações em casa, e, no meio em que vivem. E à medida que eles aprendem desde criança, compartilham dessa consciência com os pais” - destacou a engenheira florestal e palestrante, Bárbara Soares.

A orientadora educacional da escola, Kátia Luíza Brito, explica que solicitou palestra à Semmarh, pela relevância do tema e a necessidade dos alunos em aprenderem mais sobre o assunto. “A gente viu a dificuldade de compreensão sobre questões ambientais, e sabendo do interessante trabalho da Secretaria, fizemos o convite, que foi aceito prontamente pela equipe”.

De forma didática, a palestrante explicou sobre os principais problemas ambientais, como assoreamento, queimadas e desmatamento, além de pontuar atitudes que devem ser tomadas diariamente para ajudar a preservar, como evitar o desperdício de água e cultivar árvores. Ela apresentou, também, sobre as consequências dos impactos ambientais, a prática da coleta seletiva e dos conhecidos 5 R’s, repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar, que representam atitudes sustentáveis a serem seguidas.

Aluna do 3° ano, Mirele Barbosa, 9 anos, diz ter compreendido as orientações sobre preservação e que vai passar para os pais em casa. “Eu entendi que a gente deve cuidar do meio ambiente; não queimar ou jogar o lixo na rua; separar o lixo; economizar água; usar menos embalagens e copos descartáveis” – enfatizou a garota.

Educação