DESTAQUE

Polo UAB é referência estadual em educação a distância

Investimento na educação superior possibilita formação profissional com mais qualidade

Publicado em: 02/08/2018 por Sara Ribeiro

Polo UAB é referência estadual em educação a distância

Coordenador Estadual do Núcleo de Educação a Distância da UFMA visita UAB de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

O Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, do Programa Universidade Aberta do Brasil, UAB, mantido pela Prefeitura de Imperatriz, recebeu na manhã desta quinta-feira, 2, o coordenador Estadual do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Nélio Guilhon. Recebido pelo secretário Municipal de Educação, Josenildo Ferreira, a visita garantiu apresentação da estrutura do local, reunião com gestão e tutores presenciais, além de novidades em ofertas de cursos de especialização para 2019.

Foi destacada a rotina pedagógica do programa UAB, com ênfase para o papel da Semed, como mantenedora do local, responsável pelo prédio, reformas, adequações, monitoramento eletrônico, climatização, lotação de 24 servidores e gestão. Toda logística atende demanda das graduações e especializações na modalidade educação a distância, ofertada no polo, tendo, especificamente, cinco cursos de graduação da UFMA, seis da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, um do Instituto Federal do Maranhão, IFMA e suporte a Universidade da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul. O funcionamento da instituição segue de terça a sábado.

“Ao todo temos 19 cursos na modalidade a distância, o que nos faz acreditar que somos referência no seguimento no estado, graças ao apoio da gestão do prefeito Assis Ramos que deu atenção especial ao polo” – revelou a coordenadora da instituição, Francisca Noronha Lô.

Mediador das políticas públicas para a UAB, Nélio Guilhon, diante das colocações sobre o polo Vito Milesi, parabenizou a gestão municipal por oportunizar a educação superior. “Nem toda prefeitura tem a visão de dar continuidade ao ensino público, até porque a educação superior não é de responsabilidade do município. Imperatriz, por esse motivo, está de parabéns, por perceber a grandiosidade do projeto, investindo sem medir esforços. Alguns polos que visitei não vi o carinho das prefeituras nem o cuidado que notei aqui” – elogiou.

O secretário Josenildo Ferreira esclareceu que a intenção sempre foi manter o programa, pela sua importância ao local e por proporcionar educação, tanto para os imperatrizenses, como para a população das cidades circunvizinhas e região. “É o setor no qual vale o investimento, pois o retorno ao município é muito grande. Eleva nossos índices educacionais. E com a promessa de parceria da Semed com a UFMA, teremos ainda mais motivos para acreditar no programa” – frisou.

Para finalizar, a visita também rendeu boas notícias  aos professores municipais, com a promessa de parceria com a UFMA para cursos de especialização na UAB, com 70% das vagas destinadas somente para formação profissional desse público. “Fico feliz. Vai possibilitar a capacitação dentro de um polo que o próprio Município custeia. É o que precisamos para avançar na capacitação dos professores e dos nossos índices educacionais”- finalizou o secretário.