Prefeitura realiza segunda etapa do “Projeto Melhor Ensino Maior Ideb”

Metodologia prepara alunos para avaliações externas

Publicado em: 03/08/2017 por William Castro

Prefeitura realiza segunda etapa do “Projeto Melhor Ensino Maior Ideb”

Professores participam da elaboração de itens da Prova Brasil. (Foto: Joceir Júnior)

Cerca de 320 professores da rede municipal de ensino participam do Projeto Melhor Ensino Maior Ideb, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na terça-feira (1º), foi iniciada a segunda etapa de capacitação dos educadores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática de 5º e 9º ano, do Ensino Fundamental. Divididos em grupos, eles analisam os descritores exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Prova Brasil.

“Após o primeiro simulado, no final de junho, voltamos a reunir os professores para analisarmos cada descritor, fazermos a elaboração de itens e construirmos, juntos, o banco de questões para preparar os alunos para essa avaliação” - detalha Rinalva Sales, coordenadora dos Anos Iniciais.

Além de proporcionar melhoria no aprendizado, a metodologia adotada pela equipe da educação municipal tem como objetivo de preparar os alunos para as avaliações externas. “Os professores têm espaço e tempo parar socializar suas experiências e reunir material para o trabalho em sala para que as metas de cada área sejam alcançadas” - ressalta o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

Sistema de simulados – Além da construção de um banco de dados que auxilia as atividades em sala de aula, o projeto prevê também a realização de simulados com a mesma estrutura da Prova Brasil. “Já realizamos o primeiro no mês de junho e o segundo será realizado no final de setembro, antes da prova enviada pelo MEC” – explicou Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino.