Prefeitura realiza segundo simulado preparatório para a Prova Brasil

Avaliação faz parte do projeto Melhor ensino Maior Ideb

Publicado em: 25/09/2017 por William Castro

Prefeitura realiza segundo simulado preparatório para a Prova Brasil

Equipe da Semed orienta aplicadores sobre regras do simulado. (Foto: Assessoria)

Mais de seis mil alunos da rede municipal de ensino participam, nesta semana, do segundo simulado da Prova Brasil. O teste faz parte do Projeto ‘Melhor Ensino Maior Ideb’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e visa preparar os estudantes para a Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As provas, divididas em dois blocos, serão aplicadas em 3.420 alunos do 5º ano; e 3.143 estudantes do 9º ano nos dias 26, 27 e 28 de setembro. “Os alunos terão 50 minutos para resolver as 40 questões propostas e mais 15 minutos para preencher a folha de respostas. Com o resultado dessa segunda etapa, vamos fazer a devolutiva aos professores dessas disciplinas para analisar onde avançamos e em que aspectos devemos reforçar os conteúdos”, explica Maria Elinete Gonçalves, coordenadora dos Anos Finais da Semed.

Iniciado ainda no primeiro semestre de 2017, o projeto tem como objetivo orientar professores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática com metodologias para superar as dificuldades apresentadas pelos alunos no início do ano letivo e propiciar espaço para socialização de ideias. Segundo o secretário municipal de educação, Josenildo Ferreira, a partir do resultado é possível realizar um diagnóstico, criar indicadores da aprendizagem e dar suporte aos professores nesse processo:

“Os simulados são uma ferramenta utilizada para medir os conhecimentos dos alunos e ajudá-los a reforçar conteúdos ainda não fixados. Durante o simulado o aluno é incentivado a aplicar todo o seu conhecimento curricular adquirido em sala de aula, de forma contextualizada e interdisciplinar”, explica.

IDEB - Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.