INOVAÇÃO

Professores do município participam de treinamento sobre robótica na educação

Os encontros contaram com atividades voltadas para exploração dos fundamentos da computação e programação

Publicado em: 01/03/2024 por Letícia Holanda

Professores do município participam de treinamento sobre robótica na educação

Iniciativa contou com apresentação das ferramentas pedagógicas dos laboratórios de robóticas (Foto: Divulgação)

Para aprimorar e avançar com os conhecimentos em tecnologia, os professores da rede municipal de ensino participaram de formação nesta semana. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a segunda formação em robótica educacional, que ocorreu entre os dias 28 de fevereiro, e encerrou nesta sexta-feira (01), na Escola Municipal Paulo Freire.

Os encontros contaram com atividades voltadas para exploração dos fundamentos da computação e aplicação, lógica de programação, e a utilização dos kits de robóticas EV-06 e ED-26 encontrados nos laboratórios das escolas.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, fala sobre os investimentos em tecnologia na educação municipal. “Estamos investindo fortemente na formação das nossas crianças, em especial na área tecnológica, com a robótica. Já estamos colhendo bons resultados”, diz.

Os professores que trabalham com robótica puderam estimular a criatividade, renovar as práticas pedagógicas e impulsionar o pensamento crítico com a resolução de problemas direcionados a sala de aula. A capacitação foi direcionada também para os educadores da área que desenvolvem o projeto robótica na escola.

De acordo com a professora da Escola Municipal Adalberto Franklin, Talismã Cristina de Lima, os encontros foram fundamentais para ampliar os conhecimentos. “Eu pude me apropriar um pouco sobre os kits de robótica, conhecer um pouco melhor a questão da programação. Saí me sentindo desafiada a pesquisar e buscar mais conhecimento nessa área fascinante. Quero aproveitar também para parabenizar o formador João pela didática que ele utilizou, foi muito esclarecedor mesmo”.