Educação

CAPACITAÇÃO

Professores do município participam de formação sobre ensino religioso

Encontro foi direcionado para os profissionais do Ensino Fundamental

Publicado em: 08/02/2024 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Professores do município participam de formação sobre ensino religioso

Abertura do evento contou com a participação do bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, do secretário adjunto da Educação, Domingos Bandeira, e outros representantes da Pastoral da Educação. (Foto: Sara Ribeiro)

Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Diocese de Imperatriz, promoveram formação sobre práticas de ensino religioso nas escolas. A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (08), no Anfiteatro José de Ribamar Fiquene, para os professores da área da educação religiosa, das turmas de 1º ao 9º ano e coordenadores pedagógicos. 

Abertura do evento contou com a participação do bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, do secretário adjunto da Educação, Domingos Bandeira, e outros representantes da Pastoral da Educação. 

Na programação, as atividades iniciaram com a palestra “A sociedade do cansaço”, com o professor teólogo Antônio de Pádua; seguida do padre Raimundo Nonato Costa, que conduziu o tema “O 1º Pilar – Ver”. O professor Paulo Roberto Soares abordou o tema “Julgar”; e a professora Margarida Chaves ministrou a palestra “Agir”.  Os temas estavam de acordo com a Campanha da Fraternidade de 2024, direcionada ao ambiente escolar.  

O secretário adjunto de Educação, Domingos Bandeira, ressalta que é um momento necessário para diálogo das práticas pedagógicas. “Nós precisamos nos desafiar a entender melhor nossas práticas. O mundo mostrando situações complicadas, desafiadoras e que com nossas ações é que iremos superará-las, através do diálogo, e do bom entendimento do nosso fazer educacional”. 

Dom Vilsom Basso aproveitou o momento para elogiar os profissionais da educação. “Quero reforçar minha alegria de estar aqui nesse encontro, demonstrar minha admiração pela profissão dos professores e dizer da nobreza que tem e do poder que tem nas mãos, pois são agentes de paz, de diálogo, de conhecimento. Saibam que a missão é sagrada”. 

O professor da Escola Frei Manoel Procópio, Jorge Lima, destaca a relevância da iniciativa para o crescimento pedagógico sobre o ensino religioso. “Os alunos têm o direito de ter acesso ao maior número possível de informações sobre as religiões, uma forma de construir uma consciência de respeito, pois a religião é uma das formas de expressão cultural do ser humano e essa formação veio apresentar conhecimentos atualizados aos profissionais”, observa.

Colaboração de Sara Ribeiro

Educação