Professores são capacitados para o uso de mídias digitais

As aulas acontecem no polo da Universidade Aberta do Brasil

Publicado em: 07/03/2017 por William Castro

Professores são capacitados para o uso de mídias digitais

Professores são capacitados para o uso de mídias digitais (Foto: Joceir Júnior)

Os educadores dos Anos Iniciais e coordenadores escolares participam do primeiro módulo do projeto "A hora é agora", desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O objetivo é qualificar cerca de 90 profissionais, de 12 escolas, para utilizarem recursos tecnológicos digitais em sala de aula.

De acordo com Josenildo Ferreira, professor indicado à gestão da SEMED, o momento visa preparar os profissionais para aperfeiçoar os conteúdos aos alunos. “Nessa primeira etapa a seleção das escolas foi feita a partir de diagnóstico das condições de uso dos laboratórios de informática de cada instituição. Além dos professores e coordenadores também podem participar os servidores que cuidam desses laboratórios”, explica.

Com carga horária de 40 horas, o curso tem duração de oito meses, com encontros quinzenais e é divido em dois módulos, conforme detalha a pedagoga Marinalva da Silva Ferreira, formadora da capacitação. “No primeiro semestre estão sendo trabalhados conhecimentos sobre mediação da aprendizagem com recursos digitais off-line. Já no segundo, serão repassadas metodologias de ensino, com uso de internet como jogos/softwares educacionais”, destacou.