Educação

AVALIAÇÃO NO ENSINO

Profissionais da Educação Infantil participam de V Formação Continuada

Imperatriz conta com 41 instituições com segmento educacional para crianças

Publicado em: 31/03/2023 por Letícia Holanda

Secretaria de Educação

Profissionais da Educação Infantil participam de V Formação Continuada

Evento é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e estagiários da Educação Infantil. (Foto: Letícia Holanda)

Voltada para refletir sobre as estratégias de avaliação escolar, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira (31), a V Formação Continuada. Evento é destinado a professores, coordenadores pedagógicos e estagiários da Educação Infantil.

Equipes escolares das 41 unidades de ensino infantil participaram do momento com dinâmicas, apresentação dos alunos da Creche Municipal Risco e Rabiscos, e a abertura com o secretário de Educação, José Antonio Pereira. A psicopedagoga, Aluah Bianchi, ministrou palestra sobre “Avaliação na Educação Infantil: observação, escuta e registro”. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa a responsabilidade da gestão municipal com a educação das crianças. “Nossa preocupação com o segmento da Educação Infantil é constante. Os professores são 100% concursados, as estruturas prediais melhoradas e até agosto vamos entregar as escolas do Sebastião Régis, Jackson Lago, Habitar Brasil e mais as que estão em planejamento”. 

Sempre participando das formações, a professora da Creche Raio de Sol, Jacilene Meireles, garante que o aprendizado é enriquecedor. “É um aprimoramento para a execução do nosso trabalho na escola. A importância da escuta, observação das necessidades dos alunos, são pontos que direcionam as ações pedagógicas”. 

Para a palestrante Aluah Bianchi, a Educação Infantil é o pulsar inicial do ensino dos estudantes. “Avaliação escolar passa pelo escutar das necessidades das crianças e, assim, pensar em estratégias de planejamento das ações das escolas. É na Educação Infantil que se constrói a identidade, a segurança emocional, o impulsionar das brincadeiras e jogos que garantem o aprendizado dos alunos”.

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