EDUCAÇÃO
Programa de correção de fluxo debate sobre comportamento do aluno em sala de aula
A indisciplina foi o principal tema abordado
Publicado em: 13/10/2017 por Sara Ribeiro
Professores da rede municipal, participaram durante a semana, da V Formação Continuada do programa de correção de fluxo. Com tema “Indisciplina escolar, causas e consequências”, o objetivo foi refletir sobre a indisciplina dos alunos, a partir de uma rotina estruturada na sala de aula, explorando possibilidades pedagógicas através de atividade lúdica. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com 12 profissionais.
De acordo com a coordenadora da correção de fluxo, Francisca Rita Barroso, umas das causas da indisciplina é a idade elevada, diferente da idade dos colegas. “Fora da faixa etária a criança não se acha no meio que está inserido, fica desmotivado e não consegue acompanhar o desenvolvimento da aula”- observou.
Ela lembra que a mudança de realidade buscada, será possível a partir da utilização de técnicas pedagógicas atrativas, e material didático diferenciado. “Com oficinas, roda de conversas, exibição de filmes, produção textual, atividades com jogos, pesquisas, sempre fazendo uma relação dialógica” – destacou.
Funcionando em 12 escolas, as salas de correção de fluxo são espaços específicos para alfabetização de alunos com defasagem escolar entre idade e série, com no máximo 20 alunos por turma, para crianças e jovens de 09 a 14 anos.