Escolas municipais celebram Semana Mundial do Brincar com programação especial

Projeto envolve pais e filhos em momentos de lazer

Publicado em: 30/05/2018 por Sara Ribeiro

Escolas municipais celebram Semana Mundial do Brincar com programação especial

Famílias participam das brincadeiras com os filhos durante projeto (Foto: IMADRONEBR)

Nos últimos dias de maio, as escolas da rede municipal de ensino, mais de 120 com Educação Infantil, realizaram a Semana Mundial do Brincar.  Ação promovida, anualmente, pela organização Aliança pela Infância, com objetivo de mostrar que o brincar é fundamental para construção de uma infância digna.

Este ano, o projeto segue o tema "Brincar de Corpo e Alma". A Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Silva Nunes, realiza atividades com participação das famílias. “É uma semana dedicada a conscientização da importância da brincadeira. Nossa  proposta foi convidar as famílias para brincar durante uma hora com seus filhos” - informou a coordenadora pedagógica, Sandra Cardoso.

Foram praticadas brincadeiras com tinta comestível, chamadas "marcas de amor", com a turma do maternal I, piquenique literário, direcionado as turmas do berçário. Porém, antes das brincadeiras, houve palestra de conscientização dos pais ou responsáveis sobre a importância do brincar, sobretudo, da educação infantil. "As brincadeiras foram planejadas sem a utilização de muitos recursos, exatamente para mostrar as famílias que é possível sem a presença de um brinquedo industrializado" - enfatizou.

Já a Escola Moranguinho, nos dias 29 e 30, realizou projeto cultural no auditório do Instituto Federal do Maranhão, IFMA. Com apresentações seguindo o tema “Infância: tempo de magia e aprendizagem”, os pais estiveram juntos com os filhos no palco, com declamação de poesia, canto, dança e teatro. “O fato mais marcante foi a presença dos pais no palco, com apresentações lindas e divertidas” - destacou Anatalice Fernandes.

A coordenadora do departamento de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, Lana Zuza, reforçou sobre as ações nas escolas. "Todas as 122 escolas estão desenvolvendo esse projeto. Com as mais diversas atividades, seja com aluguel de parquinho, banho de piscina, banho de mangueira, sessão de cinema, playground ou resgate das brincadeiras antigas com a família. São muitas brincadeiras para destacar a importância do brincar" - finalizou.